Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

Erês - Características, nomes e imagens



                     Ibeijada, Yori, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil.Quando chegam no terreiro transformam o ambiente em pura alegria.

YORI: um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. Esse termo, assim como Yorimá, era de pleno conhecimento da pura Raça Vermelha, só se apagando do mental do Ser humano após a catástrofe da Atlântida. Ele ressurgiu através do Movimento Umbandista, em sua mais alta pureza e expressão. Traduzindo este vocábulo através do alfabeto Adâmico, temos: A Potência Divina Manifestando-se; A Potência dos Puros.

BEIJADA: Nome dado no Brasil, às entidades que se apresentam sob a forma de crianças. São, conforme a crença geral, nos cultos afro-brasileiros e na Umbanda, as falanges dos Orixás gêmeos africanos IBEJIS

IBEJI : (ib: “nascer”; eji: “dois”) Orixás gêmeos africanos que correspondem, no sincretismo afro-brasileiro, aos santos católicos Cosme e Damião. Ibeji na nação Keto, ou Vunji nas nações Angola e Congo.

DOIS DOIS: Nome pela qual são designados os santos católicos Crispim e Crispiniano; os santos Cosme e Damião; o Orixá africano IBEJI e a falange das crianças na Umbanda.

ERÊ: Vem do yorubá iré que significa “brincadeira, divertimento”. Existe uma confusão latente entre o Orixá Ibeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas não se trata da mesma entidade. Ibeji, são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Erês, Crianças, Ibejada, Dois-Dois, são Guias ou Entidades de caráter infantil que incorporam na Umbanda.
 

                      Essa linha é regida por Pai Oxumarê e possuem esse poder de renovação e incrivel capacidade de alegrar todos ao redor, o Amor é a própria energia manipulada pelas crianças.São espiritos naturais, que jamais passaram pelo processo de encarnação, encantados da natureza, seres de imensa luz e sabedoria, que utilizam da roupagem infantil para nos trazer sabedoria através de um sorriso.

                      No decorrer das consultas vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano. Esses seres, mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. E não se calam quando em consulta, pois nos alertam sobre eles. Por apresentarem aspecto infantil podem não ser levadas muito a sério, porém o seu poder de ação fica oculto, são conselheiros e curadores, por isso foram associadas à Cosme e Damião, curadores que trabalhavam com a magia dos elementos. O elemento e força da natureza correspondente a Ibeji são todos, pois ele poderá, de acordo com a necessidade, utilizar qualquer dos elementos. Eles manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem. Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa. Embora as crianças brinquem, dancem e cantem, exigem respeito para o seu trabalho, pois atrás dessa vibração infantil, se escondem espíritos de extraordinários conhecimentos. Imaginem uma criança com menos de sete anos possuir a experiência e a vivência de um homem velho e ainda gozar a imunidade própria dos inocentes. A entidade conhecida na umbanda por erê é assim. Faz tipo de criança, pedindo como material de trabalho chupetas, bonecas, bolinhas de gude, doces, balas e as famosas águas de bolinhas -o refrigerante e trata a todos como tio e vô.
 









Exemplos de Nomes :

Rosinha, ---> Da Cachoeira, Do Jardim, etc ...
Mariazinha  ---> Da Praia, da Beira da Praia, etc ...
Ritinha, 
Pedrinho ---> Da Praia, da Pedreira, etc...
Paulinho,
Joãozinho,
Francisquinho, 
Cosminho,
Crispim,
Flechinha,
Estrelinha,
Damiana,

Obs: Lembrando sempre que existem muitos outros nomes, e não é por que não esta na internet que não existe. Aqui no blog escrevo somente alguns exemplos. Mas cada entidade tem sua forma de se apresentar.


                       Alguns deles incorporam pulando e gritando, outros descem chorando, outros estão sempre com fome, etc... Estas características, que às vezes nos passam desapercebido, são sempre formas que eles têm de exercer uma função específica, como a de descarregar o médium, o terreiro ou alguém da assistência.

                       A festa de Cosme e Damião, santos católicos sincretizados com Ibeiji, à 27 de Setembro é muito concorrida em quase todos os terreiros do pais. Uma curiosidade: Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erigida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe.
 

Comem :  bolos, balas, refrigerantes, normalmente guaraná e frutas.
Velas: Cor-de-rosa, azul claro, brancas.
Flores: Rosas brancas e cor de rosa, flores do campo
Frutas: Uva, pêssego, goiaba, maçã, morango, cerejas, ameixas.
Comidas: Doces, Frutas, Arroz Doce, Cocadas, Balas, Bolo
Bebidas: Guarané, Suco de frutas
Portais de Cura: Flores, quartzo rosa e azul, mel, velas brancas,rosas e azuis.







Queridos leitores, peço a vocês que leiam as perguntas postadas nos comentários antes, pois as vezes a sua dúvida é a mesma de alguém que já escreveu :)
E no blog temos um post com as melhores perguntas e respostas, para ajudar de forma mais eficiente as pessoas que tem dúvidas. 

http://espiritualizandoja.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-ao-blog.html


158 comentários:

  1. sim, mas eu quero saber uma coisa, se esses espiritos não são do mal, porque as vezes são agressivos? e de onde eles vem, onde ficam, porque não reencarnaram, porque ajudam as pessoas e o mais importante quem eram antes de morrer?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, seja bem vindo ao blog :D
      Quando você pergunta sobre espíritos agressivos, está falando especificamente de alguma falange por exemplo, ou em geral ? (não entendi ao certo essa pergunta).
      Bom, nós espiritas acreditamos em um plano Superior onde ficam os espíritos socorristas, assim como onde ficam os desencarnados. Consideramos os espíritos que atuam na Umbanda (e também no Kardecismo) como espíritos evoluídos, com isso quero dizer, são seres que muitas vezes já encarnaram na Terra, e hoje carregam enorme conhecimento sobre diversos assuntos (principalmente espirituais), e com a permissão de chefes do mundo espiritual (no plano Superior há hierarquia para organização), agora atuam dando proteção as pessoas que foram escolhidas para ficar sob sua responsabilidade e também com o atendimento mediúnico através da incorporação (quando o médium tem isso como missão e/ou procura evolução espiritual).
      Há casos de espíritos que escolheram não mais reencarnar, mas isso só acontece quando o mesmo já passou por muitos e muitos sofrimentos na Terra e aprendeu realmente o que tinha que aprender, portanto, esse espirito, mesmo ainda precisando evoluir, escolhe fazer isso por meio de trabalho espiritual com médiuns da Terra.
      As perguntas que você fez são muito validas, pois todos os que se interessam pelo mundo espiritual tem exatamente essas indagações em mente. Só que são curiosidades que no máximo você poderá encontrar certas explicações em livros ou com os próprios espíritos. Mas dificilmente dirão tudo, porque acredita-se que a humanidade ainda não está totalmente preparada para saber toda a realidade do plano espiritual, por mais que hoje tenhamos um contado bem mais amplo com os espíritos através de religiões como a Umbanda e o Kardecismo.
      Mas pode ter certeza, Deus não nos enviou ao mundo sozinhos, todos nós (acreditando ou não) temos os protetores que merecemos.
      Muito obrigada pela participação no blog !
      E desculpe se deixei de responder algo, mas não hesite em perguntar mais vezes, porque dentro do que eu souber e tiver capacidade de esclarecer, ficarei muito feliz em ajudar.
      Axé !!!

      Excluir
    2. gostei muito da sua explicação foi perfeito!!!

      Excluir
    3. Bom dia,o que aprendi eh que nem todos os espiritos que chegam como criança são realmente crianças no plano espiritual,esses espiritos vem nessa forma fluidica pois foi a forma que escolheram para poder despertar algum sentimento naqueles que tem a oportunidade de ve-los trabalhar.
      Infelizmente existe muito medium desinformado e alguns de uma indoli não muito boa que usam os guias para estarem fazendo coisas que em seu estado normal não fariam,dai se da essa de ser agressivo cm o irmão diz,muitas vezes são espiritos zombeteiros, que se assam por guia espiritual,nunca um IBEJI vai chegar levantando saias ou chingando,isso eh coisa de medium mal educado mesmo

      Excluir
    4. Boa tarde,muito coerente sua explicação.Na minha opinião os médiuns (independente do seguimento) deveriam estudar sobre mediunidade e o evangelho segundo o espiritismo (que vem abordar o campo moral) ,e isso no básico.Comportamentos como o citado dá margens para julgamentos errôneos de pessoas que entendem menos ainda.A Umbanda é linda. E os guias que se apresentam para o trabalho merecem respeito,amor e atenção especial devido seu envolvimento para conosco na tentativa de nos auxiliar em nossa caminhada.

      Excluir
    5. Eu creio que espírito agressivo são os quais ainda n aceitam q desencarnaram,q por A ou B n aceitam esse fato e acabam puxando energias negativas e fazem mal mtas vezes sem saber. Na umbanda nenhuma entidade é do mal,todos estão em evolução,e é certo q algumas delas possa lhe explicar melhor o q fazer e entender. Mas n esqueça de pedir luz pra Deus pq c ele n ker,nda c faz

      Excluir
  2. Boa noite!
    Achei o blog e estou adorando ler tudo! Adoro esses assuntos. Sou umbandista e queria parabeniza-la pelo blog e pelos seus esclarecimentos!! Minha erê ou eréia, como ouço dizer por aí, se chama Rosinha da Cachoeira re queria saber se vc sabe algo sobre ela ou se tem ou ja viu imagem ou fotos dela.
    Muito obrigada, bju e mto AXÉ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane ! Muito, muito e muito obrigado pelo carinho com o blog ! Não sabe o quanto fico feliz por saber que estou ajudando de alguma forma as pessoas :)
      Vamos lá...
      Pode ser dito tanto Erê quanto Eréia para as crianças meninas. Eréia faz mais parte da mistura aportuguesada que aconteceu com as religiões Afro ao introduzirem-se no Brasil.
      A questão ter estátuas ou imagens de alguma entidade é muito relativo (repare que eu nem escrevi nome de nenhum Erê como legenda das fotos da postagem), porque as estátuas são meramente ilustrações que nós, seres humanos, ainda precisamos ter pra estar mais ligado a algum ser espiritual. Já as imagens ( ao menos que sejam pinturas de médiuns de visão), também serão praticamente fruto de nossa imaginação. Digo isso porque, primeiramente não podemos generalizar uma falange, por exemplo : Digamos que um médium de visão visse o Erê Doum, e dissesse que ele é negro, magrinho e tem cabelos cacheados castanhos. Isso não quer dizer que todos os Erês que se apresentam como Doum, tem exatamente essas características.
      Portanto, a questão da imagem da sua Eréia é algo extremamente particular a você. Eu não posso simplesmente pegar a foto de uma criança em uma cachoeira e te afirmar que é a representação da Rosinha, entende? O único jeito mesmo, seria se ela resolvesse se mostrar pra você, seja em sonho ou materializada. Se você tem muito o desejo de vê-la, pode conversar constantemente com ela pedindo para que apareça em seus sonhos. Com certeza, se ela tiver permissão, não vai exitar em deixar que você a veja :D
      Bem... confesso que não sei muita coisa sobre a Rosinha da Cachoeira, mas o que me parece é que pode ter alguma ligação com os Orixás da Aguá (Oxúm, Iemanjá...), por trazer em seu nome uma paisagem (cachoeira) que normalmente associamos a Oxum...
      Mas não necessariamente quer dizer que sejam seus Orixás de cabeça, porque assim como nos signos, nós também temos Orixás ascendentes (ou até mesmo herdamos alguns de nossos antepassados) e então, nada impede que ela use um nome ligado a eles.
      Espero que eu tenha te ajudado Tatiane,
      e mais uma fez, obrigada pelo carinho com o blog :)
      Bjs e muuuuuuuito Axé !!!

      Excluir
    2. Oi Ingrid tudo bem ..assim não sou umbandista... Mas gosto muito de assuntos assim gostei bastante do seu blog .muito legal...é queria tirar uma dúvida ..minha mãe tem o menininho .(Francisquinho) a muito tempo ..e assim as vezes eu escultor ele falar comigo ..muit

      Excluir
    3. Oi Ingrid tdbm eu sou (GABRIEL) E naa minha familha tem aquele menininho ...Francisquinho... Ele salvou minha mãe quando ela caiu no poço ..e assim eu escuto ele as vezes até mesmo falo com ele ..mesmo não sendo umbandista ..eu queria saber se existe possibilidade disso passa de geração por geração? Obg adorei seu blog muito bom parabéns

      Excluir
    4. Conti...escultor ele falar comigo acho que isso pq ele escolheu minha mãe ne ..e isso pode passar de geração por geração?
      Obg muito bom o blog a

      Excluir
    5. Olá boa noite a todos irmãos e irmãs do axe...eu queria saber quem pode ser meu Ere,eu sou de Iemanja com Ogum...qual possibilidade pode ser?

      Excluir
  3. boa tardeamei esse blog!gostaria de fazer uma pergunta...então!faz anos q trabalho com uma ere linda alegre e consequentement conquista todo mundo com sua alegria..só q nunca dizia o nome dela e esse dias tive um sonho meio estranho q ela dia ----não me chame mais só de ere eu sou glorinha!fiquei em dúvidas!podem me responder se eu sendo de oxum posso ter uma ere com o nome (GLÓRINHA)sou da umbanda!obrigada!muita paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !
      Primeiramente, muito obrigada pelo elogio ao blog ! Fico muito feliz quando vejo que meu esforço não está sendo em vão, e por poder levar o poder da espiritualidade a tanta gente :)
      Bem... se já faz um bom tempo que você trabalha com ela, então é bem provável ela ter realmente aparecido em seus sonhos para te dizer seu nome (é muito comum as entidades aparecerem nos sonhos dos médiuns para dar recados, principalmente quando não querem a participação de mais ninguém nisso). Portanto, lembre-se de que ela deu essa informação a você, então quando estiver no seu centro, evite contar isso para as pessoas, pois se for da vontade dela permitir que saibam seu nome, pode ter certeza que ela própria irá dizer.
      Quanto a questão de você ser de Oxúm... Tem uma frase que sempre uso: "A espiritualidade não é como receita de bolo" , o que quero dizer é, eles podem se apresentar da forma que quiserem, nada é sempre igual. Os nomes que eles usam com a gente não são seus nomes de verdade, são como subtítulos para maior organização das falanges. É possível que Glorinha seja um dos nomes usados por uma falange regida por Oxum + algum outro Orixá (no caso, masculino).
      Mas nada disso realmente importa (de acordo com eles próprios). O que importa é que ela seja sempre um ser de muita luz e que possa ajudar muita gente através de você.
      Obrigada, fique na paz de Oxalá !
      Axé !!!

      Excluir
  4. Você sabe os nomes dos erês que vem pela linha de iansã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele,
      Bem.. É muito difícil sabermos quais são os nomes de todas as falanges pertencentes a orbita de algum Orixá especificamente. Na espiritualidade tudo é muito mutável, portanto, seria um grande erro meu te passar uma listinha com as possibilidades de nomes de entidades que vem na linha de tal Orixá.
      O único momento que é mais fácil de fazer SUPOSIÇÕES é quando a entidade trás em seu nome elementos que remetem a algum Orixá, como por exemplo : Ritinha da Cachoeira -> podemos remeter a Oxum, ou, Flechinha -> podemos remeter a Oxóssi, e por ai vai...
      Porém, mesmo assim, os únicos que podem confirmar tudo e qualquer coisa, são as entidades.

      Obrigada pela visita ao blog, volte sempre :)
      Axé !!!

      Excluir
  5. Parabéns pelas explicações, essas entidades são muito poderosas e amadas!!! axé!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ! E viva a alegria de viver que os seres de luz da Ibejada nos trazem !
      Obrigada pela visita ao blog, volte sempre :)

      Muito Axé !!!

      Excluir
  6. Oi meu nome é Renata Marques , precisava saber sobre minha ere , o nome delaé Rosinha Branca, tudo dela tem que ser branco nao bebe guaraná so agua e usa ALHOS, nao sei a que linha ela pertence , sera que voce pode me esclarecer alguma coisa ... fico no aguardo amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,
      Para desvendar o significado do nome das entidades, devemos analisar tudo, por exemplo, pelo o que você descreveu sobre ela logo 'de cara' podemos remeter ao Orixá Oxalá (ou suas subdivisões, como Oxalufã e Oxaguiã) porque a cor branca é a única cor deste Orixá.
      Mas também podemos analisar o nome dela no sentido literal, por exemplo, na Umbanda o banho de rosa branca serve pra limpeza e principalmente para purificação, e os elementos deste banho estão ligados a Yemanjá (água contida no banho) e a Oxalá (rosa branca).
      Portanto, se seu Orixá de coroa for Oxalá (ou algum pertencentes a esse grupo), essa seria a explicação por ela usar a palavra 'Branca' no nome e por somente consumir elementos da cor branca.
      Mas vale lembrar que também temos Orixás ascendentes (igual aos signos), então Oxalá tanto pode ser o Orixá principal quanto pode ser ascendente, e com isso, nada impede sua Erê de estar ligada aos seus elementos.
      Obs: Lembrando que é muito importante termos a confirmação desse tipo de informação somente com entidades de nossa confiança, o que eu faço são suposições de acordo com conhecimentos simples. Mas só eles podem realmente tirar nossas duvidas e nos esclarecer cada vez mais.

      Dica: Tente entrar cada mais em contato com ela, para que ela própria te passe mais informações. Reze sempre chamando por ela, peça que apareça em seus sonhos e que ...(faz seus pedidos). Tenha certeza de que se for o momento certo e ela tiver permissão, não hesitará em se revelar pra você.

      Obrigada pela visita ao blog Renata ! Volte sempre :)
      Muito Axé !!!

      Excluir
  7. Olá , meu nome é Regina Martins , queria tirar uma duvida, tenho uma ere que so vem chorando, e com muiita fome , rsrsrsrs.. Pois todos perguntam o nome dela e ela nao diz , só fala que é segredo .. Sou de Iemanjá com Oxalá ... Você tem alguma ideia de quem seja ??
    Fico grata :D
    Beijo e muiito Axé ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina,isso é normal com o tempo você vai descobrindo o que ela gosta de comer,brincar e como trabalha.
      Desculpa a demora para responder,mas desde já agradeço pela a visita ao Blog :)

      Muito Axé!!!

      Excluir
  8. Amei seu blog aprendi bastante , Gostaria de saber mais sobre o Erê de uma amiga minha , fiz perguntas para ela e gostaria de saber se é verdade e acontece mesmo tudo que ela diz , e ela disse que vai me mostrar e depois que me mostrar quer um saco de balas .

    ResponderExcluir
  9. cont.. e a erê dessa amiga minha diz que o nome dela é Mariana , gostaria de saber mas sobre os Erês as perguntas que devemos fazer ... como devemos agir to me enteressando bastante nesse assunto gostaria de saber mais

    ResponderExcluir
  10. Ola, primeiramente quero elogiar o blog... Nao sou de nenhuma religiao, acredito em Deus. mas durante minha vida ja feequentei diversas religioes. E debo confessar que acho mt interessante os assuntos que envolvem espiritualidade. Tenho mtas duvidas, curiosidades e interesses. Gostaria de saber se ha uma diferenca mt grande entre umbanda e candomble?
    E gosto mt dos eres, sao mts divertidos... Inclusive essa semana fui a uma festa e foi bem legal. Um deles me entregou um presente aquela parte do casco da banana onde as bananas ficam presas. Ele disse q eu sei pra que que é. Geralmente pra q seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ! Muito obrigado pelo elogio ao blog :)
      Eu te entendo perfeitamente, pois também sou assim, gosto de estudar sobre todas as religiões, acho que todas tem coisas boas pra nos ensinar e devemos aproveitar isso. E pra eu chegar a escolher o lado espiritual como doutrina religiosa, primeiro frequentei, pesquisei de tudo um pouco, e peguei gosto por isso, e assim, hoje em dia quando perguntam minha religião eu digo: "- Pratico a Umbanda mas não me restrinjo a ela, sou de tudo um pouco que faça o bem".

      Respondendo sua primeira pergunta: (de forma resumida) A maior diferença entre a Umbanda e o Candomblé é que, o Candomblé utiliza somente as forças/energias da natureza, que são representadas em cada Orixá, e assim, quando querem, por exemplo, uma cura de uma doença, são feitos trabalhos com comidas que serão ofertadas aos Orixás relacionados a cura. E na Umbanda, trabalha-se com guias/mentores espirituais, assim como no Kardecismo, mas a diferença entre esses, é que na Umbanda eles se apresentam das mais variáveis formas, e somente os espíritos chamados Exús podem combater forças malignas muito densas, pois eles tem a permissão e capacidade pra "ir" até as zonas mais densas/negativas do universo para desfazer feitiçarias e quaisquer tipos de maldades. Já no Kardecismo, os espíritos não fazem esse tipo de trabalho, sendo então, mais voltados para passes de limpeza e equilíbrio espiritual (através de chakras e áurea).
      E voltando ao Candomblé, nele também encontra-se meios de desfazer trabalhos do mal pois, o Candomblé é pura manipulação de energias, e se o Pai ou Mãe de Santo tiver realmente todos os conhecimentos necessários, poderá "trabalhar em cima" das energias negativas e assim, "quebra-las".

      Respondendo a segunda pergunta... Confesso que não conheço nada sobre esse pedacinho da banana. O ideal seria que, se você tivesse oportunidade de ver esse Erê novamente, e lhe perguntasse o que deve fazer. Se isso não for possível, faça um pratinho de doces e coloque esse pedacinho da banana no pratinho, ponha o pratinho com um copo de guaraná ao lado em um jardim bem bonito, e ofereça ao Erê que lhe deu a casca, faça uma oração (Pai Nosso, Ave Maria...) e peça proteção de São Cosme e Damião e da falange de Erês de luz.
      Mas dê preferência em falar novamente com o Erê.

      Obrigado pela participação no blog, espero ter ajudado :)
      Axé !!!

      Excluir
  11. Bom dia ... meu nome é bianca, tenho 25 anos, e estou começando a me conhecer agora na umbanda.
    recebi pela primeira vez uma ere, ai nda esttou mto confusa, porq eu sei tudo oq eu disse na hora, e ela falou o nome dela, disse se chamar dora, mas ela nao quiz brinquedo, disse que nao gosta, e nao ggosta de brincar...
    é possivel isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca,
      Bem... Nos últimos tempos tem sido cada vez mais comum a existência de médiuns que lembram-se de tudo que ocorreu no período da incorporação, são chamados de médiuns conscientes. E sobre a Erê, vale lembrar que no mundo espiritual nada é igualzinho para todos, existem milhões de espiritos de luz e cada um tem suas características próprias. Com o passar do tempo você vai se familiarizando com suas entidades, vai aprendendo do que gostam, o que fazem, e por ai vai...
      Não se desespere e nem pense que é algo anormal. Deixe que com o tempo eles te mostrem o porque de cada coisa, e lembre-se de sempre agradecer a proteção dos Seres de Luz.
      Fique na paz de Oxalá !
      Axé !!!

      Excluir
  12. Poxa mto interessante seu blog.... amei... parabens!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada !!! Seja sempre bem vinda :)
      Axé !!!

      Excluir
  13. Olaa meu nome e Erica e so passei pra dizer q o blog eh perfeito meus sinceros parabens.
    Bem gostaria de saber mais sobre o ere Bentinho pois o recebi a primeira vez hj e estou muito curiosaaa!!!
    Aguardo a respostaa bjuss e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica ! Muito obrigada pelos elogios ao blog, palavras de carinho são sempre muito bem vindas :)
      Fique tranquila, com o passar do tempo você vai conhecer cada mais suas entidades. Com tempo de trabalho espiritual, a mediunidade vai se aflorando, e assim abrimos cada vez mais um canal de comunicação direto com eles, e dai surgem os sonhos, os pressentimentos, os avisos, etc...
      Em breve vou estar fazendo mais publicações no blog, e um dos meus desejos é poder fazer posts falando de várias entidades, mas tudo depende da quantidade de material seguro que eu tiver sobre tal tema, ok ?
      Que Oxalá te proteja :)
      Axé !!!

      Excluir
  14. Oi, tudo bom Ingrid?me chamo Jorge, e uma certa vez no decorrer de um sonho apareceram 2 erês pra mim, a eréia estava com um vestido coral e o erê todo de azul, ambos estavam sorrindo pra mim você sabe de qual erês eu estou falando?Sou filho de Ogum e meu signo é peixes se isso for ajudar, muito obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Bem, é muito difícil saber o nome dos Erês assim. Primeiro por que existem váaaarios espíritos, e na espiritualidade não existem regras aplicadas igualmente pra todos, o que é uma coisa pra você pode ser totalmente diferente para outra pessoa.
      E só por que apareceram no seu sonho, não significa exatamente que são seus guias espirituais. As vezes pode ser de uma outra pessoa que você foi atendido, e por algum motivo resolveram aparecer pra você :)
      Entenda que na espiritualidade tudo é muito relativo e extremamente pessoal. As coisas que são aplicadas de uma forma geral, eu explico aqui no blog, porém poder falar especificamente de cada entidade seria muita audácia minha entende?
      Espero ter ajudado, seja sempre bem vindo ao blog.
      Muito Axé !!

      Excluir
    2. Boa noite.
      Meu nome é Viviane.
      O nome da minha erê é Cristal.
      Ela veio se comunicar comigo enquanto Tava dormindo.
      Falou que queria uma festinha para comemorar a chegada dela.
      E que queria uma roupa Branca e azul Marinho.
      E a festinha seria bolo com cobertura azul Marinho e Branco.
      Isso é possível.

      Excluir
  15. Olá!
    Muito interessante o seu blog!
    Gostaria de saber um pouco mais sobre o erê Nuvem de Prata.
    Aguardo resposta e agradeço desde já!
    Abraços
    Annie

    ResponderExcluir
  16. ola tudo bem eu amei o blog parabens, eu ñ emtendo muito sobre espiritos mas teve uma 2 veses q estvo dormindo e vie 2 crianças sentada no meio da minha casa todas de branco uma menina e um menino e logo em seguida semtie meu corpo todo treme e ñ conseguia acorda cm se alguma espirito quisesse emtra no meu corpo gostaria muito de saber oq foi isso,e tenho uma amiga q recebe uma ere chamada rosa de fogo quando brinquei cm ela a primeira vez eu fiquei cm medo mas depois eu gostei muito e gostaria de saber mas um pouco sobre ela,muito obrigado bjssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Oii meu nome é Tawane ,, tenho 15 anos ! Minha vo tinha um terreiro de umbanda não tem mais pq ela faleceu. Eu sempre gostei mt dessa religião mais nunca me envolvi totalmente pq minha mãe não gosta ! Depois de um tempo que minha vo morreu eu começei a frequenta com meus familiares que tbm são ! Um dia a mãe de santo começou a me gira e depois disso eu começei a entra na gira e estou ate hj ! na ultima gira de eres eu tive radiação e minha ere quiz viim ! ai o ere do meu primo (joalzinho) veio ate mim e coloco doce na minha boca (nessa parte eu tava um pouco consiente aiinda ) aii ele veio pego na minha mãe e falo assim senta aii ,, ai eu senteii aii a minha amg veio e abraço o meu cabelo com de menina aii depois minha priminha chego em mim e começo a conversa ai eu comecei a responde com voz de criança ai ele perguntado meu Nome ,, dipostamente da minha ere aii não sei o que me deu ai eu falei mariazinha ai me deu vontade de brinca ,, come doce etc... ! aii ella foi enbora mais eu não sei se era eu mesmo ou se era ela pq o baiano da minha mãe de santo falo que eu vou recebe mais que eu vou lembra das coisas ,, vou escuta , e que se alguem pergunta alguma coisa pra mim eu responde o que eu sinti que tenho que responde ! e quando minha vo era viva uma vez eu vi uma menininha mais não lembro de detales pq assim que eu vio ela sumiu então não deu pra mim ve mt ! e na epoca eu perguntei pra minha tia quee tbm é umbandista ai ela falo que poderia ser minha ere ou de alguem da minha casa ! ai estou consuza se é eu mesmo ou se é ela ?? e ja aconteceu isso em outras linhas tbm como de (preto-velho , baiadeiro , caboclo , ogum ) que eu me lembro são esses ! estou mt confusa queria saber se vc pode me ajudar ingrid ??

    Mt obrigado e axée !

    haa e minha mãe de santo disse que eu sou de ogum e iansã

    ResponderExcluir
  18. eu queria saber um pouco da historia da ereia bruxinha de iemanja?!

    ResponderExcluir
  19. oi querida estava procurando umas coisas e me deparei com este blog e adorei. sou de Onira com xango aganju o que eu poderia fazer para ter videncia. Pois trabalho com meu Tupinamba em desobssessao, gostaria da videncia para melhorar meu trabalho, porfavor me uma resposta.

    ResponderExcluir
  20. oi gostei desse blog pois gosto de eres . em casa tenho um altar pra eles. gosto muito do ere zezinho, cosminho,e de todos os outros eres .
    mais gostaria de sabe quantos eres rgiste?

    ResponderExcluir
  21. Ola boa tarde.Adorei as matérias. Parabéns.Gostaria de saber se tem erê com algum tipo de ligação com o mar?Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada :)
      Bem... sim, aliais, qualquer tipo de entidade pode ter ligação com algum elemento da natureza. Tudo depende de saber sob qual linha de Orixá trabalha a entidade. Por exemplo: uma pessoa que é regido por Iemanjá certamente terá algumas entidades que também são regidas por Iemanjá. Ou seja, terão ligação com o elemento água (no caso, o mar).
      Axé !!!

      Excluir
  22. Tenho 12 anos pf eu queria muito ser umbandista. Mas meus pais n deicham mas queria saber meu orixá meu Ere e etc... mas sem meus pais saberem neh tem como eu saber meu oorixa pela internet pf quero saber Aaaaa meu Ere deve ser muito fofah linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ao seu tempo. Também passei por isso e msm assim n estou 100% certo do que tenho,apenas acredito e confio. Espero ter ajudado

      Excluir
  23. OLá! Adorei o blog,parabens.Muito esclarecedor.Tenho uma criança com o nome Flor de Lis,será q pode me dar informações sobre ela,ela disse que e regida pela oxum de quem sou filha.

    ResponderExcluir
  24. ola gostei desse blog eu queria saber se existe algum erê cego e que vem so no dia anual dos pretos velhos eu vi uma vez e ele ainda colocava uma venda nos olhos isso para mim e muito curioso pois eu adoro ser "Umbandista"

    ResponderExcluir
  25. Quero desde já parabenizar você pelo blog!

    Olá me chamo Ivan!

    menos de 2 anos estou em um centro de umbanda em desenvolvimento mediúnico, E alguns dos meus guias já deram seu nome e outros não. Eu sinto muito a presença deles e ate já cheguei a incorporar em casa, isso me deixa muito preocupado por que no centro onde faço parte da correte espiritual do terreiro o guia chefe fala que não e permitido esse tipo de comportamento dos médiuns. Não entendo ate por que quando acontece isso sou pego de surpresa Eu queria saber se tem como evitar essas incorporações em casa? e por que que eu sou tão sensível a presença dos guias?
    Gostaria que você desse sua opinião a respeito dessas incorporações em casa.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan ! Muito obrigada pelo elogio :)
      Bem... quero começar falando sobre as incorporações em casa. Não fique preocupado por que isso acontece, saiba que faz parte da ética dos chefes de terreiro darem esse alerta, primeiro porque existem pessoas que não tratam a mediunidade com a seriedade que se deve, e segundo porque existem espíritos sem luz (os chamados Eguns pelos umbandistas) que estão sempre a volta de qualquer ser humano. Mas o risco se deve ao fato de que, quando estamos em um ambiente espiritual (terreiro, centros) temos a nossa volta pessoas capazes de nos ajudar se houver manifestações desses espíritos, sendo que em casa é mais complicado resolver uma situação destas estando sozinho por exemplo. Por isso os chefes de terreiro se preocupam em instruir os médiuns a tentarem desviar essas vibrações quando estão em casa, mas tem chefes que o fazem da maneira errada, simplesmente pondo medo nos seus médiuns.
      Quero te dizer que não ache errado quando você incorpora em casa! Porque primeiro de tudo, temos que ter em mente que a espiritualidade não é idiota. Eles jamais iriam se manifestar se não houvesse necessidade entende? Posso até te contar um exemplo pessoal (resumidamente)... eu morava a um tempo atrás em uma casa, mas por mais que tentássemos deixa-la com boas vibrações (com defumadores e incensos), ela sempre parecia estar em desequilíbrio, e com isso, as entidades da minha mãe tinham uma época que vinha quase que todos os dias. Até que um dia nos mudamos para um apartamento... então as entidades vieram para fazer uma limpeza e disseram que: "Agora nossas visitas serão raras, porque na outra casa precisava de uma limpeza constante, mas aqui (no apartamento) não vão precisar, porque é um lugar de boas energias. Só viremos em casos de grande necessidade agora".
      Ou seja, na outra casa havia algo de errado, e por isso eles sempre vinham, também de surpresa.
      Acredite no seu povo, se isso está constante, tente conversar com eles para entender o por quê, seja por intuição ou por meio de outra entidade que possa te contar. Mas jamais fique bravo com eles só porque alguém te disse que é errado!! Procure sempre entender as coisas primeiro, depois tire suas conclusões ta bem?
      As dicas que posso te dar para que as coisas aconteçam de modo mais seguro é: Acenda sempre sua vela do Anjo da Guarda, evite incorporar depois da meia noite (converse mentalmente com os guias se sentir a presença deles, beba água e evite ficar em pé até que passe as vibrações), principalmente se sentir que não são boas vibrações (reze para afastar os maus espíritos, peça luz e caminho para eles)
      E sobre a sensibilidade... bem, a maioria dos médiuns que tem uma mediunidade avançada, sempre tem facilidade de perceber as coisas, assim como presenças. Mas também pode acontecer por simplesmente eles quererem te dizer que estão ao seu lado. Essa sensibilidade é completamente normal, e só vai aumentar com o tempo de trabalho espiritual.
      Espero ter ajudado :D
      Fique na paz de Oxalá, e muito Axé !!!

      Excluir
    2. Olá! Venho agradecer pelo sua sensibilidade nas palavras pois elas me deixaram no estado de paz! Muito OBRIGADO! Que o mestre Oxalá esteja sempre com você!

      Abraço .... Ivan ;)

      Excluir
    3. Eu que agradeço !
      Seja sempre bem vindo ao blog :D
      Axé !!!

      Excluir
  26. Oi, Sou Léo de Ogum sou umbandista quero aqui parabenizar o Blog!! muito bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Léo, muito muito obrigada pelo elogio ao blog :D
      Seja sempre bem vindo !
      Muito Axé !!!

      Excluir
  27. Ingrid Parabens pelo Blog tirdei metades das minhas duvidas muito bom.. Beijinhoos *__* Jacque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacque,
      Fico muito feliz por saber que o blog te ajudou :D
      Seja sempre bem vinda!
      Muito Axé !!!

      Excluir
  28. Olá Ingrid tudo bem? Me chamo Jorge e sei que por algum motivo vc não respondeu minha pergunta do dia 16 de outubro de 2013, será que vc já poderia tirar minha dúvida? E como todos não poderia deixar de te dar os parabéns pelo blog maravilhoso,thau até o próximo contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está respondida lá em cima :D
      Axé !!

      Excluir
  29. Olá Ingrid primeiramente gostei muito do blog parabéns, Me chamo Caroline tenho 19 anos e estou em desenvolvimento na umbanda, no dia 27 de setembro do ano passado recebi minha erê que não dizia seu nome sei pq me lembro de tudo que se passou durante a incorporação, bem, ela revelou seu nome através do jogo de cartas, se chama Rosinha Das Matas queria saber mais sobre ela pois na internet quase não se diz nada. Aguardo sua resposta agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karoline obrigado por visitar o blog.

      Pelo o tempo que perguntou já deve saber bastante da sua Rosinha, mas só quem pode te falar melhor dela é a própria entidade.
      Quanto mais você trabalha sua mediunidade,mas você cria um elo de amizade com elas e com isso vem as respostas para suas perguntas.

      Muito Axé!

      Excluir
  30. Ola sou zael queria saber as pessoas adulta infantalista que adora ser criança novamente que usa chupetas e fraldas,mamadeiras também tem a intidade do erê obrigado eu agradeço sua resposta

    ResponderExcluir
  31. Ótimo BLOG, PARABÉNS !!!
    Sou Espiritas há mais de 30 anos, tendo passado pela Umbanda Esotérica ( A Caminho da Luz em Laranjeiras- Rj), alguns num Centro de Umbanda com toque de ANGOLA ( onde realmente me encontrei e as entidades se manifestaram com muita intensidade). Sou médium semi-consciente quando incorporo ( preto-velho, caboclo e exú ), INCONSCIENTE quando incorporo ORIXÁS ( Oxossi Imbualama, Yemanjá, Ogum, Xango Agodô e Obaluaê Xapanã).
    A INCORPORAÇÃO DO ERÊ, aconteceu uma única vez, em todos esses anos e foi forte demais me apagando por completo. Durou muito tempo e depois as pessoas me falaram sobre algumas ações, presentes que prometeram e etc.

    Estou afastado da Curimba há 10 anos e neste tempo frequentei o Kardecismo e alguns anos sem ir a lugar nenhum. Estou muito animado para encontrar uma casa de Umbanda que toque ANGOLA e se você INGRID, ou algum leitor(a) souber e indicar ficarei grato. O Centro de Umbanda com ANGOLA que eu frequentava no Rio de Janeiro não existe mais, pois o dirigente desencarnou e outros não conseguiram dar continuidade como tinha de ser ....

    CHEGUEI ATÉ AQUI NESSA MANHA DE 27/02/2014, por ter passado toda a noite sonhando com os ERÊS e identifiquei que eram ERÊS somente quando acordei e comecei analisar. Brincavam comigo, me protegiam de algumas ações e alguns vestiam bermudas brancas e calças azuis. FOI BACANA DEMAIS E SIGNIFICANTE !!! FICA AQUI A DICA AOS IRMÃOS E IRMÃS ESPIRITUALIZADOS OU NÃO, MAS QUE GOSTAM DOS ERÊS: Respeitem e amem sempre essas entidades, pois são realmente os intermediários entre os encarnados e os ORIXÁS.

    Tudo que li por aqui, escrito por você INGRID, foram de ótimos esclarecimentos para os leitores e sem dúvidas por intuição dos seus orixás. QUE OXALÁ, IANSÃ E OGUM E TODOS ORIXÁS TE PROTEJAM HOJE SEMPRE.

    Axé, saravá MUCUIU para todos(as) e me perdoem pelo tamanho da postagem, mas foram importantes e carregadas de sinceridade e humildade.

    AXÉ !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!!
      Me perdoe a demora para responder :/ estive um tempo afastada do blog...
      Primeiramente, quero agradecer demais aos seus elogios, esse tipo de atitude enchem meu coração de alegria e é o que me incentiva a manter o blog e assim ajudar a todos que buscam conhecimentos sobre os Seres de Luz :D Muuuuuito obrigada
      E sim, o respeito ao espiritismos deve estar acima de tudo, acreditem ou não. Uma das maiores bandeiras do blog é o respeito a liberdade religiosa.
      Agradeço de coração as energias positivas que você me enviou com todo o carinho :)
      E não precisa se desculpar pelo tamanho da postagem, aqui é o lugar para trocarmos informações mesmo.
      Seja sempre bem vindo ao blog!
      Que a paz de Oxalá esteja com você,
      Muito Axé !!!

      Excluir
  32. Respostas
    1. Obrigada Moises :)
      Seja sempre bem vindo ao blog!
      Muito Axé !!!

      Excluir
  33. Olá adorei a pagina .Parabens. Eu tenho uma Mariazinha que não diz da onde é, ela só vem chorando, é muito na dela, não conserva mtt e logo vai embora quando os outros eres implicam com ela. Eu sou de Oxum e achava q ela era Mariazinha da cachoeira mas uma vez teve uma sessão na praia e minha Mariazinha quis catar 5 conchinhas! Aii fiquei confusa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rhayanny :)
      Primeiro de tudo devemos entender que no mundo da espiritualidade não existem "regras", e cada coisa é de um jeito pra cada pessoa. Tudo pode ser relativo. Por isso a experiência espiritual é muito particular e única de cada um.
      O que quero dizer com isso é, sua Erê pode ser da cachoeira e na gira que teve na praia ter catado as conchinhas, não nada de mal nisso entende?
      O mais importante é sempre querermos evoluir e tratar a mediunidade com seriedade, sempre visando ajudar o próximo através dos nossos mentores espirituais.
      Nomes, o que veste, o que come, o que usa, etc, são coisas que aprendemos com o tempo d e trabalho. Mas estão longe de serem as coisas mais importantes dentro da vida de um médium.
      Espero ter ajudado, seja sempre bem vinda ao blog.
      Muito Axé !!

      link para tirar mais dúvidas : http://espiritualizandoja.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-ao-blog.html

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite meu nome é Giseli, estou iniciando na umbanda e hoje encorporei um Erê e ela não queria falar seu nome mais falou que era Ana Julia e que não gostava de Maria,como saber se seu verdadeiro nome realmente é Ana Julia ou Maria?Podemos encorporar mais de um Erê?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisele, Obrigado por visitar o blog!

      Então você só vai saber o nome da entidade,da forma que ela se apresentar para você ou ela será Ana Júlia ou será Maria.
      Bem podemos sim incorporar mais de um Erê.

      Muito Axé!!!

      Excluir
  36. Como faço para me encorpora com um ere ? , sou iniciabtr na umbanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela a visita.

      Então,não existe uma receita para que aconteça,um dia você vai receber a vibração e simplesmente vai acontecer, continue trabalhando sua mediunidade e quando perceber vai estar incorporando.

      Muito Axé!!!

      Excluir
  37. Ola..Yngrid..parabéns pela página... Estou iniciando na Umbanda... Já recebo 4 linhas inclusive uma menina k vem pulando e gritando mas não sei o nome dela sou filha de oxum com ogum... Tem como saber???bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe eu errei sou filha de Iansa com Ogum

      Excluir
    2. Olá Gisele, obrigado pelo o carinho.

      Então não tem como saber porque cada entidade se apresenta como quer, um dia essa menina irá se revelar para você, basta continuar trabalhando sua espiritualidade.

      Muito Axé!!!

      Excluir
  38. oii td bem ? estou me desenvolvendo na umbanda..e estou com dificuldades para identificar o nome do meu ere da mata, pois e um nome indigena, sei que ele trabalha na linha de oxossi, vc teria algum exemplos de nomes, para ver se bate cm os que ele fala...pois sao dificieis de compreeder..obrigado, aguardo aresposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maycom :)
      Minha primeira dica a você seria, não "force a barra" para querer saber logo tudo sobre suas entidades. Cada coisa acontece no tempo certo. E cada entidade sabe a hora certa de fazer cada coisa. Tenha paciência, e se for da vontade dos seus guias, lhe dirão seus nomes e etc de forma clara.
      Vou deixar abaixo um link que pode te ajudar em muitas dúvidas.
      Seja sempre bem vindo ao blog. Muito Axé !!

      http://espiritualizandoja.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-ao-blog.html

      Excluir
  39. Ola,gostaria de saber sobre a rosinha dos ventos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por visitar o blog!

      Informações mais aprofundadas com entidades específicas só apenas direto com a entidade,é difícil falar sobre algo, porque não existe uma padronização de cada uma delas.

      Muito Axé!!!

      Excluir
  40. Olá, certo dia fui em uma festa de ere e amei, depois disso recebi uma ere chamada Mariazinha da Praia, mas ela só veio uma vez, e da segunda vez q aconteceu, foi Rosinha da Praia, e eu lembro mas ou menos oq aconteceu. Queria saber se é possível ter duas erê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por visitar o blog.

      Então, não existe uma fórmula de bolo para essas coisas, você pode incorporar mais de uma entidade de uma mesma falange,inclusive o normal é termos um casal de cada falange,mas nada impede que tenhamos diversos números de entidades que trabalhem conosco.

      Muito Axé!!!

      Excluir
  41. Olá, amei o blog. Um dia desses eu estava no centro e comecei a sentir meu coração acelerado e fiquei tremendo, dai a Rosinha branca me chamou e de repente eu senti uma pressão nas mãos e incorporei, fiquei meio consciente, queria saber o nome da minha ere, ela disse trabalhar junto com a Rosinha branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo o carinho :)

      Então, só quem vai te revelar o nome e como trabalha é sua Erê, no momento certo, ela vai chegar a você e te falar o nome, o que gosta de comer, e como trabalha: É todo um trabalho de desenvolvimento que para algumas pessoas requer um tempo ou não. Não desanime quanto a esses assuntos,no momento certo você irá saber. :)

      Muito Axé!!!

      Excluir
  42. Oii, Meu nome e Alicia e tenho 12 anos.

    Acho muito interessante a espiritualidade, e queria saber se vc poderia me ajudar com minha duvida, frequento as vezes o terreiro mais geralmente apenas nas festas, sinto muita presença principalmente de Oxun! E queria saber se isso algo q posso me preocupar ou nao, tbm Oxun frequenta muitas vezes minha casa mais geralmante qundo estou sozinha! E tbm tenho a duvida q quando incorporamos alguma entidade para onde vai nosso espirito!
    Muito obrigada eespero q possa me ajudar
    Bjus e Axe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alicia obrigado pela a visita ao blog. :)

      Então se essa entidade se revelou como Oxum para você,não precisa se preocupar, muitas entidades vem para fazer trabalhos de descarrego ou até mesmo para trazer paz para dentro da sua casa.
      Quanto a incorporação é de acordo com a mediunidade da pessoa, algumas pessoas conseguem ver, agir, ver seu próprio corpo em trabalho, mas em teoria e nos estudos seu espírito continua no mesmo lugar e você compartilha a matéria (Corpo) se fundindo ao ectoplasma com ele, mantendo sempre a concentração e as vibrações.

      Muito Axe!!!

      Excluir
  43. Oi, meu nome é Mateus e tenho 16 anos.

    Sou umbandista e trabalho com todas as minhas entidades, mas ainda eu não tenho uma casa de umbanda fixa, fiquei muito grato com todas os seus dizeres sobre a umbanda e as crianças, então trabalho com a Mariazinha do Jardim e o Zezinho da beira da praia, mas o ''problema'' é que eu sou médium consciente e quem sempre me ajudou a cuidar das minhas entidades em casa foi minha mãe, e ela fala que todos os meus guias sempre deram os recados corretamente, ajudaram ela e tudo mais, eu já me acostumei com a minha mediunidade consciente e tenho muita fé nos meus guias, mas o meu medo é incorporar alguma entidade e dizer alguma coisa nada haver pra alguém, pra isso eu precisava ir procurar uma casa de umbanda pra mim, certo? será que isso é falta de desenvolvimento? por que as vezes eu fico com medo de meu guia errar na hora que está incorporada e também as vezes eu me sinto forte e consciente de poder ajudar e dar certo

    ResponderExcluir
  44. Olá Jacqueline, sou Flávia tenho 22 anos e sou umbandista há 7 anos

    Então, o meu erê veio paulinho da cachoeira, mais eu sou de iansã, por que será que meu erê veio da linha da oxum se eu sou de iansã?
    serei grata por sua resposta e sempre estarei aqui vendo o seu blog que de cara eu já amei
    Que papai oxalá e mamãe iansã a proteja, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia, obrigado por visitar o nosso blog. :)

      Então a sua criança não necessariamente virá seguindo seu santo de coroa ,é possível que você trabalhe com uma criança de qualquer outra linha, assim como é possível um dia você incorporar qualquer outra linha.

      Seja bem vinda sempre ao blog, muito axé!

      Excluir
  45. oi tudo bom? então adorei o seu blog e todas as suas postagens e queria fazer uma pergunta. Sempre pesquisei por todos os orixás em internet, livros, guias e casas de umbanda e candomblé.. e alguns deles falam que as crianças(erês) não são realmente ''crianças'' e sim espiritos encantados, será que isso é realmente verdade? por que já ouvi falar também de gente que já viu os espiritos dos seus proprios erês e outras que falam que são espiritos encantados, então por isso eu fiquei confusa. Outra pergunta sobre a mediunidade consciente? será que um médium fica consciente pra sempre, ou depois de um tempo ele ficará inconsciente? sou médium consciente já tem três anos e não tenho medo da minha mediunidade, e todas as minhas consultas foram certas e todos os trabalhos que meus guias já fizeram pra ajudar as pessoas em questão de saúde,emprego,amor etc também deram certo graças a deus e ao meus guias, sempre estarei a visitando aqui pois adorei o seu blog, mil beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola´, muito obrigada pelo elogio :)
      Os Erês são considerados espíritos encantados porque levam consigo a pureza das crianças. Costumam ter um coração muito bom e sincero. Então, é como se fossem os espíritos mais puros dentre outras falanges.
      Sobre a mediunidade consciente. De uns anos pra cá, tem se tornado cada vez mais comum a existência de médiuns conscientes. E a explicação se da ao fato que, quando as entidades permitem ao médium lembrar das conversas das pessoas e da fala da sua própria entidade ajudando a resolver os "problemas", assim, querem fazer que o médium aprenda junto com as pessoas que buscam suas entidades.
      Não se preocupe quanto a isso, só peça sempre firmeza no seu trabalho espiritual para que suas entidades se fortaleçam cada vez mais.
      Seja sempre bem vinda ao blog !
      Muito Axé !!!

      Excluir
  46. oieee, adorei o seu blog
    adoro as crianças pois sempre elas estiveram comigo nos momentos mais dificeis da minha vida
    mas será possivel dois mediuns em um mesmo centro receber o mesmo erê, um exemplo dois mediuns incorporarem o mesmo ''joaozinho da praia'' será que é possivel????? e também já ouvi falar que tem algumas casas de santos que fazem testes com o medium, colocam uma panela fervendo de dende quente e pedem pra todos os mediuns incorporados colocarem a mão ali, quem gritar e sair pulando é por que não está incorporado, será que isso é certo? por que eu acho muito errado fazerem isso, pois existem mediuns conscientes que também são a maioria.. e outra também pq ainda nas casas de umbanda existe esse preconceito de homem não poder incorporar uma orixá feminino? meu marido recebe uma preta velha adorável e nem por isso interfere nada da vida dele de homem, acho que ultimamente alguns terreiros de umbanda e candomblé deviam acabar com esse machismo e preconceito e deixar os mediuns trabalharem naturalmente pra ajudar e fazer caridades para o próximo
    VIVA AS CRIANÇAS
    VIVA MEU ERÊS RITINHA DA MATA E MIGUELZINHO DA PRAIA
    VIVA COSME DAMIÃO
    VIVA OXALÁ E TODOS OS ORIXÁS
    estarei ansiosa pela resposta, até mais e bjks

    ResponderExcluir
  47. Olá, obrigado por visitar o nosso blog.

    É possível haver êres com o mesmo nome,isso é mais recorrente em centros com muitos médiuns.
    Essas coisas da panela quente acontece, mais em casas de candomblé para testar aquele filho de santo que haja de má fé.
    Quanto a incorporação de entidades de sexo oposto, vai de cada centro e o santo que rege a casa,nem sempre é decisão do pai de santo,mas se seu marido sente a necessidade de trabalhar com essa preta velha,procurem um Centro que se adapte a vocês. :)

    Muito Axé para você,espero ter tirado suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  48. Ola ! Adorei o blog, rico em informacoes.
    Quando pequena as vzs tinha visoes de crianca um certo dia ouvir nitidamente a voz de uma pedindo para eu descer do onibus, anos mais tarde minha mae me levou a um terreiro e a mae de santo q hj e madrinha me disse que sou filha de oxum oxumare.
    Depois disso comecei a ter sonhos com criancas uma delas era um bb e sempre vem acompanhado de uma mulher outras sao meninas carinhosas e intel8gentes e conversam muito bem como se fossem pessoas bem maduras.
    Gostari de saber se essas criancas tem ou sao sao eres oi apenas sonhos e se forem tem come saber o nome delas por suas características?
    Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia, obrigado por visitar o blog.

      Não tem como saber o nome da entidade por características,pois elas se apresentam como querem e nem sempre trabalham na falange dos seus santos de cabeça.Pode ser que seus sonhos possam ser alguma ação mediúnica,como também pode ser apenas intuição,por ficar muito com isso na cabeça.
      Visite uma casa para começar a trabalhar e entender melhor sua espiritualidade,converse com o Pai de Santo e ele te ajudará :)

      Muito Axé!

      Excluir
  49. Olá, boa noite, bom, eu sou muito novo neste ramo, trabalho em um Pronto Socorro Espiritual (Kardecista) a pouco menos de 3 semanas, por começar agora não sei ao certo o tipo de mediunidade que eu tenho, então eu dou passes nos pacientes, porém ontem eu saí da casa com uma entidade, estava acompanhado da minha vizinha que já trabalha há tempos e ela disse que era uma moça, que falava muito baixo e que não entendeu o que ela queria dizer, porém ela me deu um passe e eu fui melhorando, porém sentia uma agitação na minha mão esquerda... Passado isso tudo bem, hoje, voltando ao centro eu fiz tudo como sempre havia feito, porém eu estava constantemente dando "passes" em mim mesmo, apenas obedecia a minha mão que parecia ter vida naquele momento, porem foi só até aí, acabamos os trabalhos e na prece de finalização eu incorporei conscientemente, mas não sei qual entidade era, só sei que tava fazendo a minha limpeza, fiz minha limpeza, dei um passe na minha cabeça e então passou tudo, logo após, uns 5 minutos eu incorporei de novo, conscientemente, e dessa vez minha vizinha disse que era um Erê, mas não sei ao certo o que eu fiz, mas que parecia dar passes no outros médiuns da casa que estavam logo a minha frente, todos em pé... Bom, eu não sei ao certo o porque de ter incorporado esta criancinha... Queria uma ajuda a quem já é experiente neste assunto... Obrigado. Muita Paz e muita Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eitor, obrigado por visitar o blog.

      Talvez com o tempo que demoramos para responder você já até saiba o que acontecia com você.
      Não se preocupe, quanto a incorporação, já que trabalha com passes é normal que seu corpo fique carregado com vibrações ruins de outras pessoas,essas incorporações são para te descarregar. Lembre-se que existe hora e lugar para incorporar,trabalhe sua mediunidade para que não aconteça nada de ruim,nem receba alguma entidade indesejada. Desculpa a demora para responder e volte sempre :)

      Excluir
  50. Sou médium meio consciente e queria saber quantos eres pode se incorporar, pq ja recebi 2 meninas diferentes e agora eu sinto uma presença mt grande de uma criança que se chama Luizinha das 7 chupetas, estou em desenvolvimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  51. Olá Ingrid, eu me chamo Samyra, tenho 12 e entrei na umbanda a quase 1 ano. Primeiramente eu queria elogiar o blog que eu adoro, amo todas as falanges da umbanda e adoro ler os artigos que vocês escrevem. Eu queria perguntar se tem como descobrir o nome ou sexo do erê sem ele falar? Eu recebi meu(a) erê que ele(a) só veio uma vez que foi na festa de ogum só porque tinha bolo mas ele(a) só veio para comeu bolo e o meu pai de santo mandou ele(a) embora então eu ainda não sei se é menino ou menina. E eu já tive um sonho que eu vi uma menina de rosa e um menino e os dois estavam de mãos dadas comigo aí eu não sei qual pode ser o meu(a) erê. Tem como saber isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samyra, obrigado mesmo, feedback como esses que nos ajudam a tirar um tempinho para fazer publicações e tirar dúvidas.

      Bem a única maneira de saber o nome é o sexo é com a própria entidade, elas se apresentam da forma e de falanges diferentes. Não existe uma forma de bolo,você pode ter duas crianças trabalhando com você de sexos diferentes ou até mesmo do mesmo sexo.
      Mentalize suas entidades,se aproxime delas,para que possa trabalhar sua mediunidade com mais clareza.

      Muito Axé, e volte sempre :)

      Excluir
    2. Olá Samyra
      Muito obrigada pelo carinho com o blog, seja sempre bem vinda :)
      Sua pergunta foi muito bem respondida pelo nosso colaborador Ricky. Na espiritualidade tudo requer tempo e paciência. No tempo certo, seus mentores espirituais irão se apresentando a você.
      Que Oxalá te abençoe, Axé !!!

      Excluir
  52. Olá, estou vendo este site pela primeira vez, gostaria de fazer uma perunta.
    Ano passado por quatro meses, todas as noites quando queria pegar no sono, algum espirito mechia no meu colchão, com movimentos do tipo sugar a espuma para baixo e deixar subir, Senti uma noite ele pegar com as duas mãos nos meus tornozelos, apos quatro meses foi embora. Agora há tres semanas ele voltou, e consigo perceber que é uma criança, ele faz massagens nas plantas dos meus pés,deita nos pes da cama, quando me viro ele tambem vira. Ja fui em um centro de Umbanda em rito de esquerda,não viram nada, agora vou tentar ir em um rito de direita. Isto me incomoda muito, apesar de eu não ter medo, mas não me dexa dormir. Gostaria de obter uma resposta , obrigad. Meu nome é Miriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam, obrigado por visitar o blog.

      Continue na busca de um centro que possa,te ajudar.Procure rezar antes de dormir,para ver se ameniza.Algum Pai de Santo conseguirá te ajudar.

      Muito Axé,seja sempre bem vinda ao blog.

      Excluir
  53. Acordei de madrugada pois eu tava sem sono nenhum.. E passou um tempo e eu ainda sem sono..parecia q tinha alguma coisa botando peso no meus olhos p mim fechar.. Quando fechei.. Mais por obrigação do que por vontade própria eu escutava uma criança falando e um monte de criancinhas repetindo e depois todas falando ao mesmo tempo.. Parecia q eu tava no mesmo lugar q elas e eu não tava dormindo eu só tava de olho fechado eu forçava p abrir e não abria e eu tentei mexer e não conseguia meu corpo tava todo dormente como se alguém tivesse.me segurando ou em transe não sei explicar com muita força consegui abrir e não ouvia nem havia nada no meu quarto ..mas era só questão de tempo para fechar novamente e acontecer ..
    Ja tive alguns sonhos estranhos q se encaixaram quando eu contava para as pessoas q convivem comigo.. Tipo um sonho q eu via um carro específico q nunca tinha visto .. E qd eu compartilhava o sonho a pessoa me falava q tinha um conhecido q tinha o carro igual e q tinha havido uma história entre eleS .. E na época desse sonho a pessoa estava procurando .. Ligando.. E quem eu contei o sonho q tive não queria manter contato..
    O que pode ser isso que aconteceu comigo?! Ja tive sonhos assustadores.. Sinto presencas de coisas q não vejo.. Há uns anos atrás eu só sentia q estavam sendo observada a todo tempo.. Ultimamente anda acontecendo essas coisas .. Não sei para onde ir nem quem procurar.. Help.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thais,obrigado por visitar o blog.

      Seu corpo começou a ter uma sensibilidade espiritual mediúnica, corpo dormente,ouvir coisas,intuições,isso é sinal de que,alguma forma seu corpo despertou para isso.
      A mediunidade não é brincadeira,não é status,mas também não é nada que precise ficar assustada, o melhor jeito de lidar com isso é com estudo, procure uma casa espírita de sua preferência ou que seu corpo se sinta bem.
      Irei te sugerir uma casa de Umbanda que trabalha com as duas linhas tanto no Kardec,quanto no Candomblé e conte para o pai de santo da casa as coisas que tem acontecido contigo, ele vai saber te guiar melhor nessa nova jornada.

      Mantenha-nos informados e Axé!

      Excluir
  54. Ola , gostaria muito de saber quais sao as caracteristicas de quem carrega mariazinha da praia ! Ameei o blog estar de parabens .. so me tiire essa duviida ! Axe

    ResponderExcluir
  55. Quer muito saber sobre o molequinh, menina carrapeta, menina do bagaço, meninabdo maracuja e tapuia
    poderia falar sobre, agradeço!

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde eu me chamo kátia eu queria parabenizá la pelo blog que é maravilhoso eu tenho uma Ereia chamada marianinha da cachoeira gostaria de ter mais informação sobre ela obrigada

    ResponderExcluir
  57. Olá ,boa tarde! !!
    Gostaria de saber os nomes dos eres de yansa,sou feita no santo a 1 mes e meio ,e ainda n sei o nome da minha ere,meu pai de santo disse que ela ira dizer o nome,mas n minha cabeça tem alguns ,msm assim to em dúvida. Obrigada

    ResponderExcluir
  58. Bom dia. Gostaria de saber se um Erê pode dar noticias de uma criança que acabou de desencarnar. Obrigada e parabéns pelo blog. Me chamo Daniele.

    ResponderExcluir
  59. Parabéns pelo o blog, e eu tenho um erê e MENINO DALERA. e eu queria saber mais dele... obrigado

    ResponderExcluir
  60. Olá, primeiramente quero dizer que eu amei o blog e gostaria de parabenizá-la!

    Eu tenho 13 anos e meus ancestrais maternos, inclusive minha mãe, eram umbandistas. Comecei a me interessar pelo espiritísmo esse ano. Me sinto muito familiarizada com o espiritismo! Já fui em uma sessão do zé pelintra, no dia de São Cosme e São Damião, fui pegar doces em um terreiro e os médiums encorporaram os erês, fiquei completamente encantada com a alegria e a pureza das crianças. Eu gostaria de saber o que posso conversar com elas, como posso chamá-las (mesmo sem saber seus nomes), etc.. Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  62. Olá Ingrid, toda vez que eu escuto a musica "lá no ceu tem 3 estrelas" meu coração despara, eu fico tonta e me sinto feliz. Queria saber oq é isso, não sei quais são meus orixás de cabeça, mas eu recebo uma ere que é da praia, nao sei se é Rosinha ou Mariazinha ela gosta de bolo, bala de coco e guarana, como saber quem é?

    ResponderExcluir
  63. Oiii...boa noite adorei...as explicaçoes q li nesse blog...descobri a pouco tempo q sou medium...e nesse 27/10/2014...minha ere se apresentou como lili...ngn soube me responder mt dela!!! Queria saber se vc sabe algo sobre ela...pois não sei quase sobre esse assunto...obrigada

    ResponderExcluir
  64. Oie meu nome e daniella eu gostaria de saber se eu posso oferecer as balinhas para os éres dentro do meu quarto ? Ou tem q ser de baixo de uma árvore mesmo ? Aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Como a Suellen respondeu abaixo, os lugares ideais para se fazer oferendas aos Erês são em praças, jardins, gramados bonitos, alguma árvore bonita.
      Mas lembrando sempre que devemos preservar a natureza, então evite deixar muito plásticos no local da oferenda. Exemplo: tire as embalagens dos doces, se botar a bebida em um copinho, leve embora a garrafinha, e por ai vai. O que puder fazer para diminuir a quantidade de lixo deixado, é sempre bom.
      Mas as vezes, somente se algum Erê te orientar, pode ser que peçam pra deixar uma oferenda dentro de algum cômodo da casa e depois despachar, as vezes aconselham 1 semana depois, mas isso é o Erê que vai dizer. Fora isso, é aconselhável evitar oferendas e até certos altares dentro de casa.
      Obrigada pela visita ao blog.
      Muito Axé !!

      Excluir
  65. Voces sabem qual é a diferença de crispim e crispiniano

    ResponderExcluir
  66. Olá, não sou colaboradora do blog mas em vista do meu conhecimento os lugares para ofertar um erê é em uma praça. No lugar mais bonito da praça aliás kkk bjs espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  67. Olá, bom dia,meu nome é Brenda tenho 23 anos. Desde criança tenho visões, sonhos, pressentimentos.
    Já me batizei e fiquei na igreja evangélica durante 3 anos ... Nesses 3 anos, todos as minhas entidades apareceram pra mim. Confesso que sempre corri de qualquer religião que pregasse sobre elas. Mas a algum tempo tenho frequentado a Umbanda, onde lá recebi algumas entidades. E quando vou a uma gira de orixás, recebo Iemanjá, Oxum e uma vez recebi Iansã. Como faço pra saber quem é meu orixá de cabeça ?
    Outra duvida, toda vez que entro numa gira que lá eles chamam de desenvolvimento, minha pombagira vem (sendo que lá eles não trabalham direto com povo de rua). Já me disseram que pode ter algo errado. O que seria esse algo errado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brenda, obrigada pela sua visita ao blog :)
      Vamos lá.. em questão das visões, sonhos e pressentimentos, acontece por que todos nós nascemos com mediunidade. A diferença é que cada religião vai nomear de uma forma diferente esses acontecimentos.
      Talvez sua missão na espiritualidade seja muito grande e forte, e por isso teus protetores espirituais (ou entidades se preferir) sempre apareceram para você. Como uma forma de não te perder com todo o dom que você nasceu.
      Quando iniciamos em qualquer religião espiritualista que trabalhe com incorporação, é extremamente comum ocorrer de encorporamos várias entidades ou Orixás diferentes. Faz parte do processo de aperfeiçoamento. Com o tempo, ou anos até, sua mediunidade vai sendo doutrinada, e fica mais claro saber quais são os seres de luz que trabalham com você.
      muitos centro de Umbanda, erradamente, não orientam nem explicam direito sobre os Exús, o que deixa muita gente confusa e as vezes até com medo.
      Mas o que posso te dizer é, os Exús são quem "seguram nossa barra", e é muito comum eles estarem no que chamamos de "linha de frente" quando o médium começa a trabalhar.
      Todos nós temos uma entidade principal. E essa entidade sempre será a mais predominante em nós. No seu caso, pode ser que seja sua Pomba gira, e por isso ela está vindo sempre te "limpar" e te preparar teu corpo para trabalhar como médium. Não há nada de errado com isso. O problema é que muitos centros não sabem lidar direito com a situação. Mas não fique envergonhada ou ache que tenha algo errado, esse é um processo normal. Com o tempo de trabalho é que tudo se ajeita. E você mesma vai aprendendo a conversar mentalmente com eles, se concentrar em trabalhar com a falange que seja daquele dia na gira, e por ai vai...
      Quanto a saber quais são seus Orixás ou guias, o que posso te dizer é: jamais tenha pressa de saber! Cada coisa tem seu tempo, e se um dia acharem que você deve saber, eles mesmo te darão as respostas. O problema da ansiedade é acabar acreditando em qualquer jogo de búzios por ai e então fazerem algum trabalho mexendo na sua cabeça,e por fim, pode nem estar correto. E se isso acontecer, pode te trazer uma série de problemas.
      Confie nos teus, como o velho ditado: tua cabeça é teu guia.
      Espero ter te ajudado de alguma forma, seja sempre vinda no blog.
      Muito Axé e luz de Oxalá !

      Excluir
  68. Ola! Sou umbandista e kardecista espiritualmente falando todos esses nomes de eres ou crianças são apenas formalidades pois uma criança pode incorporado em um médium dizer um nome e em outro médium dizer outro nome. Um ser espiritual se apresenta ao seu próprio médium com o nome que mais se encaixa entre ele o médium, suas afinidades espirituais e nomes que lhe são apresentados no dia a dia.
    Sendo assim seja qual for o nome todos são forças divinas super iluminadas e com um tremendo poder.
    Axé!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Philip !
      Essa explicação já fiz em várias respostas aqui no blog. No post só faço a apresentação de como é usado na Umbanda, porém todos nós devemos sempre estudar pra aprender coisas como a que você explicou :)
      Aqui no blog vamos ajudando uns aos outros a entender cada vez mais sobre a espiritualidade.
      seja sempre bem vindo.
      Muito Axé !!!

      Excluir
  69. Olá..Bom dia parabéns pelo blog aprendi muito com suas explicações..
    Gostaria de saber se para desenvolvimento na umbanda é preciso ser medium..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Obrigada pela sua visita :)
      A princípio, todos nós temos mediunidade. Algumas pessoas nascem com isso mais aflorado e outras nem tanto. Por isso é comum pessoas que nunca trabalharam como médiuns dentro de terreiro/centro, e mesmo assim já incorporarem ou terem dons mediúnicos. Mas o trabalho dentro de um templo religioso, com a supervisão de pessoas mais experientes é essencial para o aprendizado, até mesmo para quem já tem o lado espiritual mais desenvolvido.
      Mas para se trabalhar em qualquer centro/terreiro/barracão não é necessariamente obrigatório ser médium de incorporação. Dentro destas instituições sempre é preciso ajuda de muitas pessoas, como Ogãns, Cambonos, ajudantes para organizar o terreiro quando os médiuns estiverem encorporados, e por ai vai...
      Mas mesmo não incorporando, não significa que você não seja médium. Existem muitos tipos de mediunidade. E qualquer caridade que você faça, doando seu tempo e dedicação ajudando esses lugares, te fazem tão importante quanto quanto qualquer médium de incorporação por exemplo.
      Espero ter ajudado, seja sempre bem vindo ao blog.
      Muito Axé !!!

      Excluir
  70. Gostaria de saber o erê que responde Xangô Agodô.

    ResponderExcluir
  71. ola boa tarde. estou na umbanda como frequentador a um dois anos, auxilio na casa ,o que ocorre que na gira de marujo, a cada corimba cantada para os orixas eu incorporava, inclusive o marujo. Houve a comemoracao da feijoada de Ogum ,CANTOU PRA OGUM incorporou em mim, dposito dispensado a energia fui pra mesa comer a feijoada juntos coms os demais homens. comecaram cantar pra OXUM, recebi a enrgia e incorporei, pra oxossi incorporei, yansã,sentir a enregia um dos Dirigigentes da casa o PAI chegou no meu ombro e falou VC NAO TEM TOFOS OS ORIXAS, PODE NA SUA CABEÇA, VC ESTA MISTIFICANDO, fiquei chateado pela atitudde dele´e como se eu nao faco parte da CORRENTE DA CASA nao poderia incorporar Tais entidades, POSI TENHO CERTEZA QUE JAMAIS MISTIFICARIA PARA TER PREVILEGIO DE QUANTAS ENTIDADES UTILIZAM DO MEDIUM PARA DAR PASSAGEM. SABEMOS QUE O CONTATO É DE LA PRA CA.
    VC ACHA CERTO ISSO O QUE ELE FEZ?

    ResponderExcluir
  72. Ola amei o seu blog , deixa eu te fazer uma pergunta , sabes me dizer que ere que fica so dormindo ?

    ResponderExcluir
  73. Oi , gostaria de saber se é possivel não saber o nome o do ere ? ela disse que não sabia ainda o nome !
    será que so com o tempo eu irei saber o nome dela ?

    ResponderExcluir
  74. OS BUZIOS MOSTRAM QUAL ÉRE AS PESSOAS TEM ?

    ResponderExcluir
  75. GOSTEI MUITO DO BLOG MUITAS COISAS SOBRE A UMBANDA QUE SÃO INTERESSANTE PARA O NOSSO APRENDIZADO. AXÉ PARA TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elei, muito obrigada :D
      Seja sempre vindo ao blog.
      Muito Axé !!

      Excluir
  76. Olá, tudo bem? Eu sou uma médium de incorporação, e estou começando a desenvolver somente agora em um terreiro de Umbanda. Eu incorporei 3 vezes ainda, e recebi pela primeira vez o meu erê! Eu sonhei com ele no mesmo dia e o nome que ele me passou foi ítalo, mas eu estava pesquisando sobre isso na internet, e não encontrei nada! Fico com medo de estar errada, e gostaria de saber se você já escutou falar de um erê cujo nome seria esse. Obrigada pela atenção, espero por sua resposta!

    ResponderExcluir
  77. Meu nome e Valéria
    Já por duas vezes que vou em uma festa de Eres . Tenho muita vontade de comer doces que nem gosto muito até aí tudo bem. Mas tenho vontade de ficar sozinha e não gosto de brincar e me sinto triste. Então acho que e coisa da minha cabeça até pq sempre vejo todos chegando muito feliz.

    ResponderExcluir
  78. Oi
    Comecei a desenvolver a pouco tempo e minha ere veio e se apresentou como maria. Ela pediu pra trançar o cabelo. Comeu bolo e guarana e ficou toda feliz. Mas depois q eu estava já indo embora do terreiro, a cambone disse q os outros eres comentaram sobre a trança, falando q era do diabo. Existe alguma coisa sobre trançar cabelo de ere?

    ResponderExcluir
  79. Oi
    Comecei a desenvolver a pouco tempo e minha ere veio e se apresentou como maria. Ela pediu pra trançar o cabelo. Comeu bolo e guarana e ficou toda feliz. Mas depois q eu estava já indo embora do terreiro, a cambone disse q os outros eres comentaram sobre a trança, falando q era do diabo. Existe alguma coisa sobre trançar cabelo de ere?

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Ótimo bem espricado me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  82. oi boa noite sou a eva sou espirita unbandista trabalho a dois anos entrei com a mediunidade estourada tenho dom de encorporaçao mas sou timida ,preza ,medo do meus irmaos duvidarem sou uma pessoa meiga simples mais assim sei q os guias cablocos etc sao sabios eu tenho medo de incorpora pois eu nao sei se vai ser eles ou eu e o fala tou confuza sabe ,bem minha mae chefe incorpora a menina tapuia eu tenho ela senti por varias veses que ela queria encorpora travei sofri um bac sabe pois travo ,bem ela incorpora a tapuia menina dis que tem 14anos de idade mas ela fala com voz de criança de 6 7 ai tenho medo de incorporar e for a voz o geito diferente ...

    ResponderExcluir
  83. ola boa noite! muito interessante seu blog ,parabéns!
    gostaria de saber se ja ouviu falar do ere chamado Marcinho ?? pois ja procurei em um monte de site e não encontrei nenhum ere com esse nome , faço essa pergunta por que meu ere disse que se chama Marcinho. gostaria de saber um pouco dele caso já tenha ouvido falar e de que falange seria ele.
    desde já muito obrigado e mais uma vez te parabenizo com seu blog!!!
    muito prazer me chamo Julio....

    ResponderExcluir
  84. Olá,adorei suas postagens muito boa.
    Gostaria de saber se você pode me dar mais informações sobre a ere Ritinha da cachoeira,a cor que ela gosta o que gosta de comer, quantos anos tem.
    Assim que puder me responda

    ResponderExcluir
  85. Olá ingrid amei seu blog queria muito saber sobre a ere Julinha pvf quero saber algo dela pois ela sempre está em meus sonhos e diz que eu sou dela.

    ResponderExcluir
  86. Olá muito bom seu blogue.
    Gostaria de saber sobre a erê dandara
    E sobre o médium quando recebe sua entidade ele depois se lembra do que se passou?

    ResponderExcluir
  87. o blog me esclareceu muito, uma linguagem de facil compreensão,
    eu fui a uma rezadeira e ela disse que eu tivesse cuidado com moto e carro pois ja tinham tentado me fazerem o mal duas vezes, porem ela disse que eu tava protegida pois a menina vaqueira estava comigo! gostei de saber da proteção mas queria saber um pouco sobre a menina vaqueira, qual as cores, oferendas, como ela é, onde moro nao tem terreiro na cidade nem nas vizinhas, mas queria saber sobre;! agradeço demais se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  88. Bom dia...primeiramente parabéns...tanto a vc qto a todos q estão participando seja com dúvidas ou esclarecimentos...a espiritualidade só ganha com essa comunhão...massa!!!
    Bom minha pergunta é...sou médium em desenvolvimento e qdo vou dar passagem as vezes sento energia de menina outra de menino...já deram seus nomes e disseram q são gêmeos...como procede isso??? Como funciona..gratidão...

    ResponderExcluir
  89. Olá Ingrid não sou ispirata e não tenho conhecimento nenhum em ubamda, minha namorada recebeu entidade de criança dizendo que tinha salvado ela de algum mau e se ele fosse embora ia vir outra pior q ele queria entender. É outra ele não sabia o nome dele disse q tinha 3 anos de idade disse a queria ir embora deu cambalhota e foi...

    ResponderExcluir
  90. Boa noite.
    Sabe me dizer alguma coisa sobre Rosinha Da Mata?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite.
    Sabe me dizer alguma coisa sobre Rosinha Da Mata?

    ResponderExcluir
  92. Gostaria de saber a história do raiozinho, como ele morreu e que idade ele teve quando veio a morrer.

    ResponderExcluir
  93. Olá meu ere é o padrinho DO riacho

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. ola gente queria tirar uma duvida,eu fui nuna festa de erê e meu pai era medium e ele incorporou um erê e no decorrer da festa o pai de santo perguntou o nome dele e o erê ñ quis falar seu nome nós insistimos e mesmo assim o erê do meu pai ñ quis dizer seu nome.queria saber pq aconteceu isto?e pq ele ñ quis falar seu nome?Obrigado

    ResponderExcluir
  98. oi, boa noite! como faço pra identificar a presença de um ere?

    ResponderExcluir
  99. Sou umbandista e venho ao blog só para fazer uma reverência aos Pretos Velhos e Caboclos,que me ensinaram o valor da bondade,do perdão,da caridade,do amor.Sofreram tantas barbaridades dos nossos antepassados e mesmo assim vem em nosso auxílio quando os invocamos, grande exemplo de amor ao próximo.Axé,muita paz e luz para esses seres dotados de humildade!

    ResponderExcluir
  100. Olá, boa noite!
    Estou em busca em saber sobre erê Mariana, não acho nada sobre ela, às vezes acho que é algo da minha cabeça, assim sendo, também sobre quando perguntado a minha vózinha, ela deu o nome de Maria de Lourdes, será que é algo da minha mente?

    ResponderExcluir
  101. Olá Boa tarde o nome da minha ereia e Mariana também mais ela gosta que chama ela de marianinha ele e gaga não consegue falar nada sem gaguejar mais todos ama ela ganha muitos presentes pela as suas ajudas

    ResponderExcluir