Loading...

Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pretos Velhos - Caracteristicas, frases, imagens e nomes


Pretos velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos. Sábios, ternos e pacientes,dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.


                    São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida.
                    São ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel e café, que são suas bebidas preferidas.


                        A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
                       Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.
                       A linha de Preto velho, na Umbanda, são entidades que se apresentam estereotipados como anciãos negros conhecedores profundos da magia Divina e manipulação de ervas, o qual aplicam frequentemente em sua atuação na Umbanda, porém no Candomblé são considerados Eguns.


Vovó Maria Conga na forma que se apresenta no Kardecismo
                        Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos. 
                       Eles comem tutu, café sem açúcar, manjar, bolo de fubá, doce de abóbora, mandioca, arroz doce, bolo de milho, pamonha, cural e etc. Alguns tomam chá, com folhas específicas da linha de pretos velhos, café, e outros tomam vinho tinto.



                      Os pretos velhos apresentam-se com nomes de individualizam sua atuação, do Congo, de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.

                          Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:

 Congo -->Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
 Aruanda -->  Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
 D´Angola --> Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
 Matas -->Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
 Calunga, Cemitério ou das Almas --> Ex: (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;

Entre diversas outras nominações tais como:  Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc...



Nomes de Pretos -Velhos : 

- Pai Cambinda (ou Cambina), 

- Pai Roberto, Pai Cipriano
- Pai João ,Pai Congo
- Pai José D'Angola
- Pai Benguela
- Pai João
- Pai Jerônimo
- Pai Francisco
- Pai Guiné
- Pai Joaquim
- Pai Antônio
- Pai Serafim
- Pai Firmino D'Angola
- Pai Serapião
- Pai Fabrício das Almas
- Pai Benedito
- Pai Julião
- Pai Jobim
- Pai Jobá
- Pai Jacó
- Pai Caetano
- Pai Tomaz
- Pai Tomé
- Pai Malaquias
- Pai Dindó
- Tia Maria de Minas
- Tia Rosa
- Vovó Maria Conga
- Vovó Manuela                                                              

- Vovó Chica
- Vovó Cambinda (ou Cambina)
- Vovó Ana
- Vovó Maria Redonda
- Vovó Catarina
- Vovó Luiza
- Vovó Rita
- Vovó Gabriela
- Vovó Quitéria
- Vovó Mariana
- Vovó Maria da Serra
- Vovó Maria de Minas
- Vovó Maria do Guiné
- Vovó Rosa da Bahia
- Vovó Maria do Rosário
- Vovó Benedita.

Obs: Normalmente os Pretos-Velhos tratados por Vovô ou Vovó são mais “velhos” do que aqueles tratados por Pai, Mãe, Tio ou Tia).




Minha singela homenagem a Vovó Maria do Guiné




27 comentários:

  1. Adorei as almas ! gostei muito desse blog, Parabéns ! Mairi se Macêdo Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho Mairi ! Seja sempre bem vinda :)

      Excluir
    2. GOSTEI MUITO TAMBÉM VOU FAZER NO TEATRO UMA PEÇA QUE TEREI QUE INTRERPRETAR UMA PRETA VELHA E ISSO ME AJUDOU MUITO OBRIGADAS A PEÇA VAI SE CHAMAR ARUANDO A TERRA PROMETIDA

      Excluir
  2. Olá a todos.

    Gostaria de saber mais e ter imagens do Pai Fabricio das Almas e Pai Fabricio D'Angola.
    Conheci essa velhinho que tem muito a ver com minha vida e gostaria de saber mais sobre ele.
    Pesquisei algumas imagens, mas não sei se realmente são dele.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio ! Antes de tudo, obrigado por interagir com o blog, sugestões são sempre bem vindas :) . Prometo pesquisar sobre esses dois Pretos Velhos (Pai Fabricio das Almas e Pai Fabricio D'Angola) , se eu conseguir um bom material, farei uma postagem sobre eles. Seja sempre bem vindo, muito Axé !

      Excluir
  3. Você poderia me dizer se vó Maria Conga está na vibração de Iansã ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem... generalizando (como está escrito acima na postagem) podemos dizer que sim. Mas é importante saber que na espiritualidade não há regras rígidas sobre esse tipo de assunto. As denominações das entidades são muito variáveis, portanto, uma pessoa que trabalha com a Vovó Maria Conga pode não ter Iansã como seu orixá feminino principal, mas sim, pode te-la como Orixá ascendente. E dessa forma, nada impede que sua linha de Preto Velho seja ligada a esse Orixá ascendente.
      Mas vale lembra que é sempre mais seguro perguntar a alguma entidade confiável, ou esperar por uma intuição da própria entidade.
      Muita luz e Axé !

      Excluir
  4. imagens de preto velho podem ficar numa casinha no quintal limpinha ou tem que ficar dentro de casa?É que fiz uma casinha e gostaria de colocar uma imagem de pai joaquim de angola.

    obrigado.muito axe!!!!

    alberto costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, normalmente, o único tipo de assentamento (ou casinha)que não é recomendável ter dentro de casa são as de Exú, eles como guardiões devem ficar no quintal, de preferência perto do portão. Mas as imagens de Pretos Velhos podem ficar tanto na casa como no quintal, inclusive, tem pessoas que fazem um mini altar na cozinha onde já preparam sempre o café para por no altar.
      Mas lembre-se, só faça altares em sua casa ou de Santos (esses podem ser o de sua devoção), ou das suas entidades e orixás. Procure não fazer altares ou casinhas de entidades especificas que não sejam as suas.
      Se você gosta muito de uma entidade ou recebeu muitas graças através dela, com uma boa oração de agradecimento já vai estar mais que homenageada :D .

      Obrigado pela visita ao blog !!! Axé !

      Excluir
  5. Como saber que preta velha recebo? só recebi minha preta velha 2 vezes e tenho muita curiosidade de saber quem é ela.. se puder me ajudar pelas caracteristicas que ela chega agradeço... Sou filha de Iemanja mas as vezes recebo Oxum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, posso ser sincera ? Não fique ansiosa pra descobrir quem é. Fique calma porque, primeiro de tudo, se ela começou a se manifestar é porque tem a necessidade de trabalhar com você, então deixe que ela se apresente, é sempre melhor.
      Ou tente descobrir através de alguma entidade de confiança que você conheça. Mas pode ser que eles não te digam em respeito a sua entidade que quer se apresentar sozinha.
      Tentar adivinhar o nome pela forma como vem ou pelos Orixás do médium não é a forma mais segura, pois na espiritualidade não existem receitas de bolo.
      E não te aconselho a ir em milhares de jogos de búzios para descobrir seus nomes, pois você pode acabar gastando muito dinheiro pra no final cada um dizer uma coisa.
      Fique tranquila, o primeiro passo importante para maior contato com eles você já deu, agora é só ter a paciência dos Pretos Velhos e tenha certeza que eles mesmos te dirão.
      Obrigado pela visita ao blog :), Axé !!!

      Excluir
    2. Na ultima sessão ela riscou o ponto dele, não sei se está completo.O risco dela foi um triangulo dentro do triangulo um sol e uma cruz, de um lado uma vela e do outro uma estrela... Mas pelo que eu pesquisei não achei nenhum risco de preto velho com essas caracteristicas, eu imaginava que fosse a vovó joana, mas não tenho certeza pesquisei muito sobre essa preta velha também e não achei o risco dela nem nada parecido que eu posso compara com a minha preta velha. Espero que possa me ajudar Obrigado axé pra todos nós

      Excluir
    3. Alem da vibração dela ser muito forte, treme todo o corpo segundos antes de chegar...e se abaixar

      Excluir
    4. Olá, bem... Primeiro de tudo, evite contar tudo o que acontece ou fazem seus guias espirituais. É importe que saiba que, muitas vezes várias entidades usam um nome qualquer (só pra não dizer o seu verdadeiro) porque sabem que existem pessoas que fazem algum tipo de maldade ao médium e a seu trabalho espiritual quando tem o nome verdadeiro de seus guias espirituais.
      Mas voltando ao que você estava falando... É muito difícil descobrir o nome de alguma entidade por meio dessas características, eu digo difícil porque, suposições até podem ser feitas, mas não há garantia de acerto. E imagina que chato você achar que o nome dela é tal, e ficar sempre chamando ela por essa tal nome, e no fim das contas, quando ela achar que é o momento certo de se apresentar, o nome ser outro.
      Quer um conselho ? Não fique preocupada em querer descobrir seus nomes, se preocupe sempre em sim, fazer um bom trabalho espiritual e ajudar o próximo.
      Esse tipo de coisa se descobre com o tempo, e quanto mais ansiosos ficamos com coisas que pra eles são consideradas "besteiras", mais eles vão testar nossa maturidade e paciência, podendo assim, acabar demorando mais ainda a se revelarem para nós.
      A sua curiosidade é completamente normal, todos nós ficamos, mas é importante que a gente tente agir de acordo com os ensinamentos que arduamente eles tentam nos transmitir.
      Fique com a Paz de Oxalá ! Axé !!!

      Excluir
  6. Adorei minhas minhas almas, salve minhas almas santas e benditas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog Amaro ! Seja sempre bem vindo :)
      Muito Axé !!!

      Excluir
  7. Ola!! Quero parabenizar o blog pois elucida, ajuda e compartilha conhecimento p novos mediuns como eu. Bom vou no centro a 5meses e desde la recebo 2.. o primeiro sente mt dor nas costas e caminha com dificuldade e fica parece q querendo uma bengala pela posiçao das maos mas nao fala as vezed enrruga o rosto. E no canto de yemanja recebo uma sereia q dança mt.. pq recebo os dois? E sera q o primeiro e preto velho. Em uma das incorporaçoes me veio na cabeça preto velho pai joao de angola.. sera ele me avisando ou fruto d minha ansiedade.. me ajude.. muito axe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao blog !
      Pelas descrições feitas,sim , pode ser que seja um Preto Velho, principalmente se a incorporação acontece enquanto toca pontos de Preto Velho. Se você começou a incorporar a pouco tempo (sei que você disse que vai a 5 meses, mas digo isso porque tem pessoas que incorporam, em casa por exemplo, mesmo tendo pouquíssimo contato com centros) é perfeitamente normal que nesse começo eles não digam nada, e venham somente para te "limpar". E sobre a parte de Iemanjá, repare se quando você sente as vibrações e incorpora, estão tocando pontos em iorubá somente para o Orixá, ou se é uma gira de caboclos e nas musicas tem letras relacionadas a Iemanjá, por exemplo.
      Porque se for em iorubá (cantando especificamente para Iemanjá), significa que você incorpora a energia do Orixá Iemanjá, mas se for letras que falam de Iemanjá mas em giras de entidades da Umbanda, pode significar, usando o exemplo da gira de caboclos, que você incorpora um(a) caboclo(a) que é da linha de Iemanjá.
      Mas tudo isso acaba se tornando mais complexo porque, só com muito tempo de trabalho espiritual a mediunidade da pessoa fica "organizada", por exemplo, numa gira de Orixá um médium iniciante pode acabar incorporando diversos Orixás, enquanto os médiuns com mais tempo de experiencie, sente certinho as vibrações somente dos seus Orixás de cabeça (ou seja, o Orixá masculino e o feminino que o regem).
      E tome cuidado sim, evite ficar ansioso para saber os nomes dos guias espirituais que você tem, espere que os próprios te digam para não ter erro. Sei que a gente não faz por mal, a curiosidade é que grande, mas com isso temos que lembrar que a mente humana é cheia de armadilhas e ficar idealizando algo pode acabar nos prejudicando.
      Muito obrigado pelo carinho com o blog, espero que eu tenha te ajudado :D
      e continue sempre em busca de conhecimentos.
      Fique com a paz de Oxalá ! Axé !!!

      Excluir
  8. olá gostaria de saber sobre a vovó ana da guiné pq nao acho em lugar nenhum da internete sobre ela...

    ResponderExcluir
  9. Ei , boa noit, costumo ir num preto velho as vezes tdos chamam ele de vovo ,dessa vez.fiz ele uma pergunt d uma pessoa desaparecida ....ele me disse q ele n esta morto , mas esta muuuiiiito longe , que ta vivo mas n ta bem de saude! Esse linge quis dize o q? Q o espirito esta vagando?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela forma que responde as perguntas, acalmando o coração de quem
    esta no inicio, ansioso em saber com quem esta trabalhando e saber sua história
    e características, me encontro neste mesmo caminho!
    Nasci em Janeiro, no dia 24. dizem que sou filha de Oxalá, entretanto
    ouvi dizer que todos nós temos ascendentes, se assim posso chamar.
    como por exemplo, ouço: fulano é filho de Ogum com ...
    espero que possa me ajudar e que tenha me feito compreender.
    Gostaria de poder trocar e-mails com você, as vezes um mundo solitário
    e que oferecem mistérios e magias difíceis de compreender.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Obrigada você Cacilda :)
      Seja sempre bem vinda ao blog !
      Muito Axé !!!

      Excluir
  12. Maravilhoso o site. Muito Axe! Adorei às Almas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alan :D
      Seja sempre bem vindo ao blog !
      Muito Axé !!!

      Excluir
  13. gostaria de saber se vc tem imagen de vovo firmino da guiné ??/

    ResponderExcluir
  14. tenho muita fè no pai Joaquim de Angola posso fazer uma casinha pra ele dentro ou fora da minha casa???
    amo todos pretos velhos mais eu tenho uma especial simpatia com Pai Joaquim de Angola

    ResponderExcluir