Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

Caboclos - Características, frases, imagens e nomes


               Os Caboclos, na Umbanda, são entidades que se apresentam como indígenas.
               Geralmente se utilizam de charutos para realizar a descarga espiritual de seu médium e também do seu consulente. Alguns assoviam, outros bradam no ato da incorporação. Costumam ser bastante sérios nos seus conselhos. 


Exemplos de nomes :



Cabocla Araci 
- Cabocla Baianinha 

- Cabocla Brava Cabocla 

- Cabocla Caçadora 

- Cabocla Coral da Mata 

- Cabocla Diana da Mata 
- Cabocla Estrela de Cristal 
- Cabocla Guaraciar 
- Cabocla Helena 
- Cabocla Iara 
- Cabocla Indaiá 
- Cabocla Iracema Flecheira 
- Cabocla Itapotira 
- Cabocla Jacira 
- Cabocla Janaina 
- Cabocla Jandira 
- Cabocla Jandira Flecheira 
- Cabocla Jarina 
- Cabocla Jupiara 
- Cabocla Jupira 
- Cabocla Jurema 
- Cabocla Jurema do Rio 
- Cabocla Jurema do Mar 
- Cabocla Jurema Flecheira 
- Cabocla Jurema da Cachoeira 
- Cabocla Juremera 
- Cabocla Jureminha 
- Cabocla Juruena 
- Cabocla Jussara 
- Cabocla Mariana 
- Cabocla Murambinha 
- Cabocla Sete Estrelas 
- Caboclinha da Mata 
- Caboclo Águia Azul 
- Caboclo Águia Branca 
- Caboclo Águia da Mata 
- Caboclo Aimberê 
- Caboclo Aimoré 
- Caboclo Aracati 
- Caboclo Araguaia 
- Caboclo Arapongas 
- Caboclo Arapuança 
- Caboclo Araraguara 
- Caboclo Arara Verde 
- Caboclo Araribóia 
- Caboclo Araúna 
- Caboclo Araraúna 
- Caboclo Arranca Toco 
- Caboclo Arruda 
- Caboclo Beira Mar 
- Caboclo Boiadeiro 
- Caboclo Bororó 
- Caboclo Brogotá 
- Caboclo Caçador 
- Caboclo Caiçara 
- Caboclo Calmaria 
- Caboclo Capitão da Mata 
- Caboclo Caramuru 
- Caboclo Carijó 
- Caboclo Catumbi                                                                        
- Caboclo Cipó 
- Caboclo Cobra Coral 
- Caboclo Coração da Mata 
- Caboclo Corisco 
- Caboclo Curumataí 
- Caboclo da Mata 
- Caboclo do Fogo 
- Caboclo do Oriente 
- Caboclo do Sol 
- Caboclo do Vento 
- Caboclo Estrela 
- Caboclo Flecha Dourada 
- Caboclo Flecha Ligeira 
- Caboclo Flecheiro 
- Caboclo Gira Mundo 
- Caboclo Girassol 
- Caboclo Guaraci 
- Caboclo Guarani 
- Caboclo Humaitá 
- Caboclo Inca 
- Caboclo Jaborandi 
- Caboclo Jibóia 
- Caboclo João da Mata 
- Caboclo Junco Verde 
- Caboclo Jurambô 
- Caboclo Juremero 
- Caboclo Laçador 
- Caboclo Lage Grande 
- Caboclo Lírio Verde 
- Caboclo Lua 
- Caboclo Marajó 
- Caboclo Mata Virgem 
- Caboclo Mirim 
- Caboclo Oxu Maré 
- Caboclo Okêro 
- Caboclo Olho de Lobo 
- Caboclo Onça-Pintada 
- Caboclo Oxósse da Mata 
- Caboclo Pantera Negra 
- Caboclo Pedra Branca 
- Caboclo Pedra Dourada 
- Caboclo Pedra Negra 
- Caboclo Pedra Preta 
- Caboclo Pele Vermelha 
- Caboclo Pena Azul 
- Caboclo Pena Branca 
- Caboclo Pena Dourada 
- Caboclo Pena Marrom 
- Caboclo Pena Preta 
- Caboclo Pena Roxa 
- Caboclo Pena Verde 
- Caboclo Pena Vermelha 
- Caboclo Peri 
- Caboclo Poti 
- Caboclo Quebra Demanda 
- Caboclo Quebra Galho 
- Caboclo Rei da Mata 
- Caboclo Rompe Folha 
- Caboclo Rompe Mato 

-Caboclo Rompe Nuvem
- Caboclo Roxo 

- Caboclo Samambaia 

- Caboclo Serra Verde 

- Caboclo Serra Negra 

- Caboclo Sete Cachoeiras 
- Caboclo Sete Cobras 
- Caboclo Sete da Lira 
- Caboclo Sete Demandas 
- Caboclo Sete Encruzilhadas (Iniciador da Umbanda no Brasil)
- Caboclo Sete Espadas 
- Caboclo Sete Estrelas 
- Caboclo Sete Flechas 
- Caboclo Sete Folhas Verdes 
- Caboclo Sete Folhas da Mata Virgem 
- Caboclo Sete Montanhas 
- Caboclo Sete Pedras Douradas 
- Caboclo Sete Pedreiras 
- Caboclo Sete Penas Douradas 
- Caboclo Sultão da Mata 
- Caboclo Tapindaré 
- Caboclo Tibiriçá 
- Caboclo Tira Teima 
- Caboclo Treme Terra 
- Caboclo Tupã 
- Caboclo Tupi 
- Caboclo Tupi Guarani 
- Caboclo Tupinambá 
- Caboclo Tupinambá da montanha 
- Caboclo Tupiniquim 
- Caboclo Tupiraja 
- Caboclo Ubirajara Flecheiro 
- Caboclo Ubirajara Peito de Aço 
- Caboclo Ubiratan 
- Caboclo Umuarama 
- Caboclo Urubatan 
- Caboclo Urucutum 
- Caboclo Vence Tudo 
- Caboclo Ventania 
- Caboclo Vigia das Matas 
- Caboclo Vira Mundo 
- Cacique "Cablocos Coroados"



A presença dos Caboclos nas Giras de Umbanda nos leva a refletir sobre a importância do meio natural que nos acolheu e nos ajuda a compreender que somos parte da Criação Divina e, por isso mesmo, precisamos viver em harmonia com o Todo. Eles são um exemplo de forma de vida simples, natural, livre de preconceitos e artifícios, de arrogância e de vaidade. Sua atuação junto de nós é libertadora, própria daqueles que evoluíram.
  
Caboclos e Pretos-Velhos manipulam ervas de todos os Orixás porque têm essa autorização e conhecimento, conforme o grau elevado que os distingue.

Existem Falanges de doutrinadores, de guerreiros, de “feiticeiros” (isto é, que atuam mais fortemente na quebra de magias negativas), de curadores, de justiceiros etc.

Os Caboclos são profundos conhecedores das ervas e dos seus princípios ativos. Suas “receitas” (banhos, defumações, oferendas etc.) costumam produzir curas inesperadas. Conhecem como ninguém o Reino Vegetal e podem nos ensinar o valor e a melhor utilização das ervas e dos alimentos vindos da terra.

Também grandes conhecedores da Magia, nos seus trabalhos costumam utilizar pembas, velas, essências, flores, ervas, pedras, frutas, vinho, sumo de ervas, raízes, cipós e sementes, entre outros elementos. Usam charutos e fumos à base de ervas para defumar o ambiente e as pessoas presentes, recolhendo e neutralizando as cargas densas que os envolvam.

Sua forte carga magnética nos impulsiona a ir em frente, a enfrentar os obstáculos com coragem e determinação. Porque Caboclo é o Arquétipo do guerreiro corajoso, valente, simples, honrado, justo e harmonizado com as Forças da Mãe Natureza. Pela simples presença entre nós, quando incorporados em seus médiuns, já nos imantam com essas fortes energias e nos estimulam a conseguir nossos objetivos. São “caçadores”, vão buscar e nos ensinam a buscar o  melhor para a nossa evolução.

Grandes doutrinadores e disciplinadores, são muito atuantes na orientação de sessões de desenvolvimento mediúnico, uma vez que os Guias Espirituais agem principalmente sobre o mental do médium, que está relacionado ao Chacra Frontal, regido por Pai Oxóssi, justamente o Regente do Mistério Caboclo.

Também atuam nas desobsessões, na solução de problemas psíquicos e materiais, na quebra de demandas, entre outros trabalhos espirituais de Umbanda, utilizando vários recursos magísticos nos quais são iniciados. Não ostentam conhecimentos, colocam-nos em prática!

Seus assobios e brados  assemelham-se a mantras. Cada Caboclo emite um som, de acordo com o trabalho que vai realizar, criando condições que facilitem a incorporação e liberando bloqueios energéticos dos médiuns e consulentes. Os assobios traduzem sons básicos das Forças da Natureza, dão um impulso no campo magnético (corpo espiritual) do médium para direcioná-lo corretamente, liberando-o de cargas negativas, larvas e miasmas astrais. Nos consulentes, produzem igual efeito.

Os Caboclos incorporados também costumam estalar os dedos, bater no peito e estender o braço na direção do Altar. Tudo isto tem um significado magístico-religioso:

Estalar dos dedos - Nossas mãos têm vários terminais nervosos que se comunicam com os sete chacras principais e com os chacras menores do nosso corpo. O estalar dos dedos se dá sobre o Monte de Vênus (a parte gordinha da palma da mão) e reequilibra a rotação e a frequência de todos os chacras  que voltam a funcionar plenamente. O equilíbrio vibracional gera a consequente descarga de energias desequilibradas (“negativas”). Ao estalar os dedos, o Caboclo provoca essas reações no campo magnético do médium ou, conforme o caso, descarrega o campo do consulente. Ao estalar os dedos da mão esquerda, ele absorve negatividades e faz uma limpeza energética; e quando estala os da mão direita, ele irradia cargas altamente positivas e reenergiza, acalma, cura etc.

Bater no peito - Com isso, o Caboclo ativa o chacra Cardíaco do médium e equilibra suas emoções, possibilitando uma sintonia mais apurada com o medianeiro e a efetivação de um bom trabalho espiritual.

Estender os braços (ou um braço) para o Altar - Com esse gesto, o Caboclo lança uma “flecha energética” que ativa os Poderes e Forças assentados e firmados no Terreiro, conforme a necessidade do trabalho espiritual a realizar.

Esses procedimentos criam um grande centro de Forças que facilita o amparo aos consulentes, ao próprio Terreiro e a toda a corrente mediúnica.

Alguns Caboclos, quando se despedem do Terreiro, dizem que vão “para Aruanda”, ou “para a cidade da Jurema”. Outros falam que vão “subir para o Humaitá”, e assim por diante. São referências às colônias astrais que existem ligadas ao planeta Terra, onde eles habitam, conforme o respectivo grau de evolução. E muitas vezes os Caboclos responsáveis por Terreiros levam para essas colônias os dirigentes e demais integrantes da corrente mediúnica (durante o desdobramento normal dos seus espíritos que acontece durante o sono físico), a fim de participarem de trabalhos de auxílio a encarnados e desencarnados, para estudarem e ou receberem. Um trabalho espiritual de Umbanda não termina no Terreiro, ele prossegue no Astral. Por isso, é importante que os médiuns sigam as orientações dos Guias Espirituais sobre os preceitos para antes e depois das Giras (manter pensamentos e sentimentos elevados e uma vida diária equilibrada, inclusive no campo sexual; abster-se, ao menos por 24 horas antes e depois do trabalho espiritual,  do uso de bebida alcoólica, fumo e de qualquer substância nociva, mantendo uma alimentação isenta de alimentos de origem animal, porque são de difícil digestão; etc.).







Queridos leitores, peço a vocês que leiam as perguntas postadas nos comentários antes, pois as vezes a sua dúvida é a mesma de alguém que já escreveu :)
E no blog temos um post com as melhores perguntas e respostas, para ajudar de forma mais eficiente as pessoas que tem dúvidas. 


http://espiritualizandoja.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-ao-blog.html


49 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom tenho uma duvida sobre a minha cabocla, sou filha de Oxum e protegida por Iemanjá imagino que meus guias são da linha das águas, minha cabocla quando vem em terra usa a guia verde na horizontal e tem o brando forte, já pensei que fosse a Iara ou Jandira, mais tenho uma amiga que diz que é a Jussara. Me ajudem, obrigada Axé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássia Matos, obrigado por visitar o blog.

      Com o passar do tempo,trabalhando sua espiritualidade sua cabocla irá revelar tudo para você. :)

      Muito Axé!!!

      Excluir
  3. bom dia.. minha filha é de oxum com yemanja,e sua cabocla é a jussara,vc poderia me passar mais informações sobre ela ,o que bebe,o que fuma ...pois ela pede agua de coco fresco nos trabalhos e o responsavel pelo terreiro disse que ta errado...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia obrigado por visitar o blog.

      Então, só quem pode te dar melhores informações sobre a entidade é ela mesma.
      Se ela pede água de coco sirva,a não ser que o pai do Terreiro proíba você de fazer isso,não existe certo ou errado,um padrão,converse delicadamente com seu pai de santo e me conte depois no que deu... :)

      Muito Axé!!!

      Excluir
  4. Ola ,vc pode me ajudar? eu queria saber mais sobre a minha cabocla (Caboclinha das Matas) eu estou muito agradecida desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Alice,obrigado por visitar o blog.

      Só quem pode te dizer mais sobre sua cabocla é ela mesmo,com o tempo você vai trabalhando sua espiritualidade e conhecendo melhor suas entidades.
      Não existe uma receita de bolo para,ou um guia sobre entidades,continue trabalhando e logo terá as respostas para suas perguntas :)

      Muito Axé!!!

      Excluir
  5. Axé Ingrid.
    Gostaria de esclarecer uma dúvida,
    Existe o CABOCLO IARA ?
    Pois só achei informações sobre a cabocla Iara, pelo que foi dito meu caboclo se identificou como IARA OU AIRA, e disseram que se parece com caboclo homem.
    Grato.

    ResponderExcluir
  6. Gente... Que absurdo... Me perdoem... Cada espírito tem sua história pessoal. Não queiram fazer um"curso" de incorporação e de costumes do seu caboclo (a)... Cada um tem o seu. O que acontece hj nos terreiros é um monte de gente que se apega àquilo que acha bonito, por vaidade.. E acabam passando a carroagem na frente dos bois. Caboclo e qualquer espírito é simples!! Cada um tem sua história. Não keiram saber de onde vem, de que aldeia é, o que fuma, o que fala e como fala! como ja dizia um ponto... "pai pai, olha pai meu! Todo mundo tem um pai que não é igual ao meu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio Sampaio, obrigada pela participação no blog :)
      É exatamente tudo isso que você falou, cada pessoa tem seus mentores espirituais, e não podemos generalizar nada, pois no mundo espiritual nada é igual pra todo mundo.
      Existem milhares de falanges e dentro delas, cada entidade será de um jeito, pois assim como cada pessoa é única, os seres espirituais também.
      E é por essa e tantas outras questões que criei o blog, pois sempre vi muita informação equivocada ser repassada e muitas pessoas sem acesso a uma informação legal acontecer :(
      Meu desejo é que o blog continue abrindo a mente das pessoas cada vez mais, e será sempre bem vindo ajuda como a sua também.
      Muito Axé !!!

      Excluir
    2. Sergio Sampaio,vc foi curto e grosso,pois é do jeito q vc falou que eu analiso a mente do pessoal hj.Temos q levar o conhecimento, mais cada guia traz sua falange e sua simplicidade.Adorei suas palavras.

      Excluir
  7. Adorei a matéria e o seu blog. Parabéns!
    Eu queria saber um pouco mais sobre o Caboclo Coração da Mata.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Olá. Gostei muito desse site, é bem explicado e coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada :)
      Seja sempre vindo ao blog, muito Axé !!!

      Excluir
  9. Olá! alguém está podendo me explicar mais sobre a Cabocla Mariana? uma senhora benzedeira amiga minha disse que ela é meu guia, mas o que achei mais interessante foi que depois desse incidente, começaram a acontecer coisas estranhas comigo de tipo a noite quando estava dormindo sentir alguem me tocando (Fiquei muito assustada) ,fui na casa dela pedir auxilio e explicações do que estava acontecendo, e ela me falou que era para eu deixar os meus guias me tocarem, que ela tinha esquecido de me avisar que coisas daquele tipo aconteceriam comigo. A pergunta é, uma pessoa pode ter mais de um guia ? por favor me expliquem isso. Desde já, sou grata! :)

    ResponderExcluir
  10. Ola boa tarde, parabens pelo artigo. Gostaria de saber se vc tem algum artigo ou material sobre o caboclo tapindaré. Aguardo retorno. Grato.

    ResponderExcluir
  11. Ola gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre a Cabocla da Serra Negra...trabalho com ela, e minha mãe de cabeça...e infelizmente não consigo nenhuma informação sobre ela...já verifiquei, e creio ser uma das únicas a recebe-la! Ela não possui imagem...claro já se apresentou para mim...mas se alguém tiver alguma informação sobre minha mãezinha ficarei muito feliz e agradecida...obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite, venho apenas reforçar o que muitos ja disseram aqui, os nomes dos guias, representam muito mais suas falanges, as quais se afinizaram energeticamente, por exemplo, os Caboclos Pena Branca, o nome "pena Branca", é uma Falange, um Mistério de Oxalá, ou seja, todo caboclo Pena Branca, trabalha na força de Oxalá, assim sendo, atuam no campo da Fé, mas cada pena branca é único. O espirito pode ter tipo seu nome de encarnado de José, ao desencarnar e de acordo com seu grau evolutivo, hj este josé, pode trabalhar na umbanda, com o arquétipo de caboclo, e qdo pessoa, era um encarnado religioso, se afinizou como o magnetismo da fé, e humildemente foi trabalhar na falange dos Pena Branca. No mesmo terreiro, podem haver 3 mediuns trabalhando com o caboclo pena branca, todos irão atuar no campo da fé, porém cada um de sua maneira. As incorporações desses 3 médiuns, necessariamente nao precisa ser igual, os "trejeitos" das entidades, tbm nao serao iguais. Bom sei que o texto ficou longo e talvez até confuso, mas espero ter ajudado os irmãos(ãs).

    ResponderExcluir
  13. Olá, Boa noite !
    gostaria de saber se podem me ajudar...
    sou filho de Ogum mege com Iemanjá.
    posso eu trabalhar com caboclo Ventania ?
    digo isso porque o recebi pela primeira vez e o mesmo falou para um irmao que ele estava vindo na vibração de Omulu e que vinha trabalhar na cura, orientação e justiça. e quando desencorporou, falou que iria subir pro Humaitá. esta correto isso ?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! O que acontece na verdade é que as pessoas acabam imitando os outros da casa, com medo de serem desacreditados. Eu por exemplo recebo o caboclo sete montanhas e ao contrário disso ou daquilo ele nunca deu um brado sequer, chega bem calmo e me passa uma paz muito grande. Deixem seus guias serem eles mesmo e trabalharem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, as pessoas acabam imitando as outras. O caboclo que trabalho também não brada e não sente a necessidade disso, e já disseram para eu deixar ele bradar ( como se isso fosse uma regra). Mas ele nao tem necessidade de bradar e nem por isso deixa de fazer um trabalho forte.

      Excluir
    2. Siim! Eu ficava muito assim com medo pois o caboclo que com quem eu trabalho, ele trabalha totalmente diferente de outros da casa, e eu ficava com muito medo achando q não iria da certo, pois muitos trabalhavam quase que iguais e Aymoré com quem eu trabalho é diferente..
      Mas deixei seguir e vejo que assim como nós encarnados cada um temos nossos jeitos diferentes uns dos outros, os espíritos mais adiantados também tem os seus...cada um com sua individualidade

      Excluir
  15. Olá! Bom dia!gostaria de sabe quem são os meus guias,nasci em maio 26 no ano de 1975,gostaria muito de saber!vcs podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A data de nascimento não tem importância pois seus guias não te escolhem de acordo com sua data de nascimento, mas eles têm escolhem conforme sua necessidade espiritual. A melhor maneira de conhecer seus guias é frequentando um terreiro.

      Excluir
  16. Tenho caboclo pena dourada Como guia sinto que ogum e meu orixa de cabeca,pode confirmar se realmente e. Nasci em 15/4/65

    ResponderExcluir
  17. Márcia regina nasci em 15/4/65 co o informações anteriores meu email santosrodrigues1501@gmail.com aguardo.
    Obrigada marcia

    ResponderExcluir
  18. Excelente modo de evolução este blog
    Sua me fez confirma r minhas suspeitas
    Precisamos nos unir para manter nossa UMBANDA que seja com essas evoluções tecnológicas

    ResponderExcluir
  19. Ola alguém pode me dizer alguma coisa sobre a cabocla sete estrelas

    ResponderExcluir
  20. Olá você pode me ajudar, sou nova estou começando agora, essa noite tive um sonho, que estava incorporada e meu pai de santo perguntava o nome e ela respondia que era Jurema. O que isso significa, ou ela está me mostrando que ela é a minha cabocla? Me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Thais, isso é tão claro como o céu sem nuvens! É exatamente isso que aconteceu! Ela mostrou-se pra você.

      Excluir
  21. boa noite alguem tem a imagem ou algo so ze araunas e mane maior obg

    ResponderExcluir
  22. Olá, Boa noite...
    Faz um tempo que ando sonhando com preto velho e preta velha. Da primeira vez ela me falava algo e ele era so um quadro (não consigo recorda oque ela falava) da segunda vez eu o via em forma de estatua, da terceira vez eu via os dois ela só me olhava e ele conversava comigo, me falava algo que também não consigo lembrar, mas parecia que ele queria me alerta sobre algo. Gostaria muito de saber oque fazer, ou saber oque ele quer comigo, oque quer me dizer... Nao sou Espírita, nem da umbanda, nem de nenhuma religião do tipo. Mas minha avó crê muito nele, e minha mãe tambem...

    ResponderExcluir
  23. Olá! Tenho a cabocla jupiara. Gostaria de saber mas sobre ela.

    ResponderExcluir
  24. Olá! Tenho a cabocla jupiara. Gostaria de saber mas sobre ela.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Eu Quero Sabe pouco da Cabocla Ita e da cabocla Jarina

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, gostaria de saber mais sobre o caboclo vigia das matas.

    ResponderExcluir
  28. Queria saber mais sobre o meu Caboclo Serra Verde sei muito pouco só o que leio queria saber mais desde já agradeço

    ResponderExcluir
  29. Olá, gostaria de saber o nome da cabocla que veio falar comigo ontem! Ela fala como criança e pediu pra eu brincar com ela, tambem cantou algo como "minha tabotinha" não sou dessa religião mas tenho muita vontade de conhecer, minha mae já foi espirita um dia, mas hoje é catolica... Aguardo a resposta

    ResponderExcluir
  30. Oi queria saber mais sobre a minha cabocla jandiara .

    ResponderExcluir
  31. Não consegui,
    encontrar nada a respeito da cabocla jandiara.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de ver á imagem da cabocla Janaína...

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde
    Gostaria de saber mais sobre a cabocla Jupiara

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde ! Gostaria de saber sobre meu caboclo pedra preta... Tô na religião a pouco tempo...saber em si se o mesmo fuma ou não...

    ResponderExcluir
  35. Gostaria de saber sobre o caboclo nuvem branca

    ResponderExcluir
  36. Alguém tem imagem do caboclo nuvem branca

    ResponderExcluir