Recado pra toda vida :

Recado pra toda vida :

Pretos Velhos - Caracteristicas, frases, imagens e nomes


Pretos velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos. Sábios, ternos e pacientes,dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".
O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.


                    São entidades que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida.
                    São ligados a vibração de Omolu, são mandingueiros poderosos, com seu olhar perscrutador sentado em seu banquinho, fumando seu cachimbo, benzendo com seu ramo de arruda, rezando com seu terço e aspergindo sua água fluidificada, demandam contra o baixo astral e suas baforadas são para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes. Muitas vezes se utilizam de outros benzimentos, como os utilizados pelo Pai José de Angola, que se utiliza de um preparado de "guiné" (pedaços de caule em infusão com cachaça) que coloca nas mãos dos consulentes e solicita que os mesmos passem na testa e nuca, enquanto fazem os seus pedidos mentalmente; utiliza-se também de vinho moscatel e café, que são suas bebidas preferidas.


                        A característica desta linha seria o conselho, a orientação aos consulentes devido a elevação espiritual de tais entidades, são como psicólogos, receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.
                       Na Umbanda os Pretos velhos são homenageados no dia 13 de maio, data que foi assinada a Lei Áurea, a abolição da escravatura no Brasil.
                       A linha de Preto velho, na Umbanda, são entidades que se apresentam estereotipados como anciãos negros conhecedores profundos da magia Divina e manipulação de ervas, o qual aplicam frequentemente em sua atuação na Umbanda, porém no Candomblé são considerados Eguns.


Vovó Maria Conga na forma que se apresenta no Kardecismo
                        Muitos Pretos velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai, Mãe, Vó ou Vô, porém todos são Pretos velhos. 
                       Eles comem tutu, café sem açúcar, manjar, bolo de fubá, doce de abóbora, mandioca, arroz doce, bolo de milho, pamonha, cural e etc. Alguns tomam chá, com folhas específicas da linha de pretos velhos, café, e outros tomam vinho tinto.



                      Os pretos velhos apresentam-se com nomes de individualizam sua atuação, do Congo, de Angola, evidenciando sua atuação propriamente dita e procedência.

                          Em sua linha de atuação eles apresentam-se pelos seguintes codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:

 Congo -->Ex: (Pai Francisco do Congo), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;
 Aruanda -->  Ex: (Pai Francisco de Aruanda), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);
 D´Angola --> Ex: (Pai Francisco D´Angola), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;
 Matas -->Ex: (Pai Francisco das Matas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;
 Calunga, Cemitério ou das Almas --> Ex: (Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério ou Pai Francisco das Almas), refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê;

Entre diversas outras nominações tais como:  Guiné, Moçambique, da Serra, da Bahia, etc...



Exemplos de nomes : 

- Pai Cambinda (ou Cambina), 

- Pai Roberto, Pai Cipriano
- Pai João ,Pai Congo
- Pai José D'Angola
- Pai Benguela
- Pai João
- Pai Jerônimo
- Pai Francisco
- Pai Guiné
- Pai Joaquim
- Pai Antônio
- Pai Serafim
- Pai Firmino D'Angola
- Pai Serapião
- Pai Fabrício das Almas
- Pai Benedito
- Pai Julião
- Pai Jobim
- Pai Jobá
- Pai Jacó
- Pai Caetano
- Pai Tomaz
- Pai Tomé
- Pai Malaquias
- Pai Dindó
- Tia Maria de Minas
- Tia Rosa
- Vovó Maria Conga
- Vovó Manuela                                                              

- Vovó Chica
- Vovó Cambinda (ou Cambina)
- Vovó Ana
- Vovó Maria Redonda
- Vovó Catarina
- Vovó Luiza
- Vovó Rita
- Vovó Gabriela
- Vovó Quitéria
- Vovó Mariana
- Vovó Maria da Serra
- Vovó Maria de Minas
- Vovó Maria do Guiné
- Vovó Rosa da Bahia
- Vovó Maria do Rosário
- Vovó Benedita.

Obs: Normalmente os Pretos-Velhos tratados por Vovô ou Vovó são mais “velhos” do que aqueles tratados por Pai, Mãe, Tio ou Tia).




Minha singela homenagem a Vovó Maria do Guiné




Queridos leitores, peço a vocês que leiam as perguntas postadas nos comentários antes, pois as vezes a sua dúvida é a mesma de alguém que já escreveu :)
E no blog temos um post com as melhores perguntas e respostas, para ajudar de forma mais eficiente as pessoas que tem dúvidas. 


http://espiritualizandoja.blogspot.com.br/2014/01/perguntas-e-respostas-ao-blog.html


80 comentários:

  1. Adorei as almas ! gostei muito desse blog, Parabéns ! Mairi se Macêdo Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho Mairi ! Seja sempre bem vinda :)

      Excluir
    2. GOSTEI MUITO TAMBÉM VOU FAZER NO TEATRO UMA PEÇA QUE TEREI QUE INTRERPRETAR UMA PRETA VELHA E ISSO ME AJUDOU MUITO OBRIGADAS A PEÇA VAI SE CHAMAR ARUANDO A TERRA PROMETIDA

      Excluir
    3. Olá Cacilda :)
      Fico muito feliz por ter ajudado ! Muito bom saber que temos peças de teatro sobre o universo espiritual.
      Seja sempre bem vinda ao blog. Muito Axé !!

      Excluir
  2. Olá a todos.

    Gostaria de saber mais e ter imagens do Pai Fabricio das Almas e Pai Fabricio D'Angola.
    Conheci essa velhinho que tem muito a ver com minha vida e gostaria de saber mais sobre ele.
    Pesquisei algumas imagens, mas não sei se realmente são dele.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio ! Antes de tudo, obrigado por interagir com o blog, sugestões são sempre bem vindas :) . Prometo pesquisar sobre esses dois Pretos Velhos (Pai Fabricio das Almas e Pai Fabricio D'Angola) , se eu conseguir um bom material, farei uma postagem sobre eles. Seja sempre bem vindo, muito Axé !

      Excluir
  3. Você poderia me dizer se vó Maria Conga está na vibração de Iansã ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem... generalizando (como está escrito acima na postagem) podemos dizer que sim. Mas é importante saber que na espiritualidade não há regras rígidas sobre esse tipo de assunto. As denominações das entidades são muito variáveis, portanto, uma pessoa que trabalha com a Vovó Maria Conga pode não ter Iansã como seu orixá feminino principal, mas sim, pode te-la como Orixá ascendente. E dessa forma, nada impede que sua linha de Preto Velho seja ligada a esse Orixá ascendente.
      Mas vale lembra que é sempre mais seguro perguntar a alguma entidade confiável, ou esperar por uma intuição da própria entidade.
      Muita luz e Axé !

      Excluir
  4. imagens de preto velho podem ficar numa casinha no quintal limpinha ou tem que ficar dentro de casa?É que fiz uma casinha e gostaria de colocar uma imagem de pai joaquim de angola.

    obrigado.muito axe!!!!

    alberto costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, normalmente, o único tipo de assentamento (ou casinha)que não é recomendável ter dentro de casa são as de Exú, eles como guardiões devem ficar no quintal, de preferência perto do portão. Mas as imagens de Pretos Velhos podem ficar tanto na casa como no quintal, inclusive, tem pessoas que fazem um mini altar na cozinha onde já preparam sempre o café para por no altar.
      Mas lembre-se, só faça altares em sua casa ou de Santos (esses podem ser o de sua devoção), ou das suas entidades e orixás. Procure não fazer altares ou casinhas de entidades especificas que não sejam as suas.
      Se você gosta muito de uma entidade ou recebeu muitas graças através dela, com uma boa oração de agradecimento já vai estar mais que homenageada :D .

      Obrigado pela visita ao blog !!! Axé !

      Excluir
  5. Como saber que preta velha recebo? só recebi minha preta velha 2 vezes e tenho muita curiosidade de saber quem é ela.. se puder me ajudar pelas caracteristicas que ela chega agradeço... Sou filha de Iemanja mas as vezes recebo Oxum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, posso ser sincera ? Não fique ansiosa pra descobrir quem é. Fique calma porque, primeiro de tudo, se ela começou a se manifestar é porque tem a necessidade de trabalhar com você, então deixe que ela se apresente, é sempre melhor.
      Ou tente descobrir através de alguma entidade de confiança que você conheça. Mas pode ser que eles não te digam em respeito a sua entidade que quer se apresentar sozinha.
      Tentar adivinhar o nome pela forma como vem ou pelos Orixás do médium não é a forma mais segura, pois na espiritualidade não existem receitas de bolo.
      E não te aconselho a ir em milhares de jogos de búzios para descobrir seus nomes, pois você pode acabar gastando muito dinheiro pra no final cada um dizer uma coisa.
      Fique tranquila, o primeiro passo importante para maior contato com eles você já deu, agora é só ter a paciência dos Pretos Velhos e tenha certeza que eles mesmos te dirão.
      Obrigado pela visita ao blog :), Axé !!!

      Excluir
    2. Na ultima sessão ela riscou o ponto dele, não sei se está completo.O risco dela foi um triangulo dentro do triangulo um sol e uma cruz, de um lado uma vela e do outro uma estrela... Mas pelo que eu pesquisei não achei nenhum risco de preto velho com essas caracteristicas, eu imaginava que fosse a vovó joana, mas não tenho certeza pesquisei muito sobre essa preta velha também e não achei o risco dela nem nada parecido que eu posso compara com a minha preta velha. Espero que possa me ajudar Obrigado axé pra todos nós

      Excluir
    3. Alem da vibração dela ser muito forte, treme todo o corpo segundos antes de chegar...e se abaixar

      Excluir
    4. Olá, bem... Primeiro de tudo, evite contar tudo o que acontece ou fazem seus guias espirituais. É importe que saiba que, muitas vezes várias entidades usam um nome qualquer (só pra não dizer o seu verdadeiro) porque sabem que existem pessoas que fazem algum tipo de maldade ao médium e a seu trabalho espiritual quando tem o nome verdadeiro de seus guias espirituais.
      Mas voltando ao que você estava falando... É muito difícil descobrir o nome de alguma entidade por meio dessas características, eu digo difícil porque, suposições até podem ser feitas, mas não há garantia de acerto. E imagina que chato você achar que o nome dela é tal, e ficar sempre chamando ela por essa tal nome, e no fim das contas, quando ela achar que é o momento certo de se apresentar, o nome ser outro.
      Quer um conselho ? Não fique preocupada em querer descobrir seus nomes, se preocupe sempre em sim, fazer um bom trabalho espiritual e ajudar o próximo.
      Esse tipo de coisa se descobre com o tempo, e quanto mais ansiosos ficamos com coisas que pra eles são consideradas "besteiras", mais eles vão testar nossa maturidade e paciência, podendo assim, acabar demorando mais ainda a se revelarem para nós.
      A sua curiosidade é completamente normal, todos nós ficamos, mas é importante que a gente tente agir de acordo com os ensinamentos que arduamente eles tentam nos transmitir.
      Fique com a Paz de Oxalá ! Axé !!!

      Excluir
  6. Adorei minhas minhas almas, salve minhas almas santas e benditas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita ao blog Amaro ! Seja sempre bem vindo :)
      Muito Axé !!!

      Excluir
  7. Ola!! Quero parabenizar o blog pois elucida, ajuda e compartilha conhecimento p novos mediuns como eu. Bom vou no centro a 5meses e desde la recebo 2.. o primeiro sente mt dor nas costas e caminha com dificuldade e fica parece q querendo uma bengala pela posiçao das maos mas nao fala as vezed enrruga o rosto. E no canto de yemanja recebo uma sereia q dança mt.. pq recebo os dois? E sera q o primeiro e preto velho. Em uma das incorporaçoes me veio na cabeça preto velho pai joao de angola.. sera ele me avisando ou fruto d minha ansiedade.. me ajude.. muito axe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao blog !
      Pelas descrições feitas,sim , pode ser que seja um Preto Velho, principalmente se a incorporação acontece enquanto toca pontos de Preto Velho. Se você começou a incorporar a pouco tempo (sei que você disse que vai a 5 meses, mas digo isso porque tem pessoas que incorporam, em casa por exemplo, mesmo tendo pouquíssimo contato com centros) é perfeitamente normal que nesse começo eles não digam nada, e venham somente para te "limpar". E sobre a parte de Iemanjá, repare se quando você sente as vibrações e incorpora, estão tocando pontos em iorubá somente para o Orixá, ou se é uma gira de caboclos e nas musicas tem letras relacionadas a Iemanjá, por exemplo.
      Porque se for em iorubá (cantando especificamente para Iemanjá), significa que você incorpora a energia do Orixá Iemanjá, mas se for letras que falam de Iemanjá mas em giras de entidades da Umbanda, pode significar, usando o exemplo da gira de caboclos, que você incorpora um(a) caboclo(a) que é da linha de Iemanjá.
      Mas tudo isso acaba se tornando mais complexo porque, só com muito tempo de trabalho espiritual a mediunidade da pessoa fica "organizada", por exemplo, numa gira de Orixá um médium iniciante pode acabar incorporando diversos Orixás, enquanto os médiuns com mais tempo de experiencie, sente certinho as vibrações somente dos seus Orixás de cabeça (ou seja, o Orixá masculino e o feminino que o regem).
      E tome cuidado sim, evite ficar ansioso para saber os nomes dos guias espirituais que você tem, espere que os próprios te digam para não ter erro. Sei que a gente não faz por mal, a curiosidade é que grande, mas com isso temos que lembrar que a mente humana é cheia de armadilhas e ficar idealizando algo pode acabar nos prejudicando.
      Muito obrigado pelo carinho com o blog, espero que eu tenha te ajudado :D
      e continue sempre em busca de conhecimentos.
      Fique com a paz de Oxalá ! Axé !!!

      Excluir
  8. olá gostaria de saber sobre a vovó ana da guiné pq nao acho em lugar nenhum da internete sobre ela...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela forma que responde as perguntas, acalmando o coração de quem
    esta no inicio, ansioso em saber com quem esta trabalhando e saber sua história
    e características, me encontro neste mesmo caminho!
    Nasci em Janeiro, no dia 24. dizem que sou filha de Oxalá, entretanto
    ouvi dizer que todos nós temos ascendentes, se assim posso chamar.
    como por exemplo, ouço: fulano é filho de Ogum com ...
    espero que possa me ajudar e que tenha me feito compreender.
    Gostaria de poder trocar e-mails com você, as vezes um mundo solitário
    e que oferecem mistérios e magias difíceis de compreender.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Obrigada você Cacilda :)
      Seja sempre bem vinda ao blog !
      Muito Axé !!!

      Excluir
  12. Maravilhoso o site. Muito Axe! Adorei às Almas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Alan :D
      Seja sempre bem vindo ao blog !
      Muito Axé !!!

      Excluir
  13. gostaria de saber se vc tem imagen de vovo firmino da guiné ??/

    ResponderExcluir
  14. tenho muita fè no pai Joaquim de Angola posso fazer uma casinha pra ele dentro ou fora da minha casa???
    amo todos pretos velhos mais eu tenho uma especial simpatia com Pai Joaquim de Angola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :) pra te responder vou usar algo que eu havia escrito em um comentário a cima, a questão é a mesma.

      "Olá, normalmente, o único tipo de assentamento (ou casinha)que não é recomendável ter dentro de casa são as de Exú, eles como guardiões devem ficar no quintal, de preferência perto do portão. Mas as imagens de Pretos Velhos podem ficar tanto na casa como no quintal, inclusive, tem pessoas que fazem um mini altar na cozinha onde já preparam sempre o café para por no altar.
      Mas lembre-se, só faça altares em sua casa ou de Santos (esses podem ser o de sua devoção), ou das suas entidades e orixás. Procure não fazer altares ou casinhas de entidades especificas que não sejam as suas.
      Se você gosta muito de uma entidade ou recebeu muitas graças através dela, com uma boa oração de agradecimento já vai estar mais que homenageada :D . "

      Obrigado pela visita ao blog !!! Axé !

      Excluir
  15. Gostaria de saber se alguem tem uma imagem do Pai Cipriano das Almas.

    ResponderExcluir
  16. olá gostaria de saber sobre a vovó ana da guiné pq nao acho em lugar nenhum da internete sobre ela...

    ResponderExcluir
  17. alguém conhece o preto velho PAI DIVINO? ele é cego, gostaria de saber da história dele e se há outro preto velho cego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conheço e trabalho com o preto velho CEGO VELHO. é um grande preto velho ,

      Excluir
    2. Mateus Lima, obrigado por responder, qual o nome do teu pretinho?
      o meu preto velho ganhou o direito de falar, mas é meio complicado entender, pelo que me dizem ele fala soluçando, e diz que o nome dele é pai divino, mas não encontro nada sobre ele, e é verdade ele é maravilhoso, e é bem velhinho kkkkk obrigado, abraço

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  18. tem algum risco de receber preto velho dentro de casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Bem, pode acontecer sim de dentro de nossas casas derrepente sentirmos aquele mal estar comum antes da encorporação e de fato acontecer. Mas isso pode acontecer com qualquer entidade sua. Se for da vontade deles virem te "limpar", ou deixar recado pra alguém da casa, ou mesmo cuidar de alguém doente. Porém, aquela recomendação que todos falam a respeito de não dar passagem quando se está fora do terreiro/centro, é pelo fato que, se você não for um médium bastante experiente ou com a mediunidade ainda desequilibrada, pode acabar dando passagem para espíritos zombeteiros, que vão se fazer passar por entidades, só pra te perturbar. Podendo até falarem ou fazerem besteira. E esses tipos de espíritos conseguem muitas vezes fazerem pessoas desacreditarem e desistirem da religião, por as enganarem e etc.
      Portanto muito cuidado. Se você já tiver um bom grau de desenvolvimento, as entidades podem sim vir para fazerem algum trabalho ou tratamento. Mas não é algo muito indicado pelo o que lhe falei.
      Então certifique-se de ter alguém experiente com você, ou converse com seu pai/mão de santo.

      Obrigada pela visita ao blog ! Muito Axé !

      Excluir
  19. GOSTARIA DE SABER MAS SOBRE A PRETA VELHA MAE TUTU E SE EXISTE ALGUMA ORAÇAO DELA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm quera saber, pq pertenço a ela, não acho nada relacionado a ela!

      Excluir
  20. comprei uma imagen depreto velho e pequena mas de grande poder mediunico elee muito poderoso e vai me ajudar e ajudar muita gente luciana gallaõ

    ResponderExcluir
  21. Salve deus! Pode postar mais coisas de Pai joaquim das cachoeiras e pai serafim? Obrigada*

    ResponderExcluir
  22. Adorei as almas .
    Poderia postar sobri (pai guiné) ?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. fé em todos os espiritos de bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém :)

      Seja sempre bem vindo ao blog. Muito Axé !!

      Excluir
  25. alguem conhecer Pai julião eu tenho essa entidade mais não sei nada sobre ela quem tiver alguma coisa que possa me ajuda.. desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  26. Oi uma entidade me disse que sou filha de preto velho! Qual o significado e as características de ser filha de preto velho?

    ResponderExcluir
  27. Ola bom dia ,parabens pelo blog.pois e de muita ajuda para nos .vc poderia me falar um pouco sobre pai martinho ,por favor. ?

    ResponderExcluir
  28. lindo cada mensagem pedacinho da nossa vida

    ResponderExcluir
  29. lindo cada mensagem pedacinho da nossa vida

    ResponderExcluir
  30. Queria saber um pouco mais sobre Tia Rita da Bahia.

    ResponderExcluir
  31. Olá! Gostei muito de tudo que eu li aqui,porém procuro uma resposta para uma pergunta que ninguém soube me responder e espero que vocês me respondam. Então lá vai a pergunta...Ouvi dizer que a vovó Catarina era uma velha de cor branca! De pele branca! Então tá aí a pergunta que vocês poderiam me responder e acabar com minha curiosidade.
    Des de já agradeço a atenção e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  32. Ola! Bom dia! Gostei muito do texto. Poderia passar mais informacoes sobre vovo Cecília, se possível? Mto obrigada!
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  33. Olá chamo-me Lucia Rebelo sou de Portugal e gosto de pensar nos Pretos Velhos como irmãos caridosos. Aqui em Portugal não há quase nada sobre eles pelo que o pouquinho que sei é através de alguns sites e este está muito bonito e bem explicado. Sou medium de incorporação mas quase não trabalho pois o centro espirita onde trabalhava agora está á distância de 300 kms e onde me encontro ainda não arranjei um local onde pudesse trabalhar tenho certeza que estou cercada de entidades que tudo têm feito para me prejudicar e entrei numa espiral de coisas más e sem saber o que fazer á minha vida incluindo a minha pequena familia que também sofre. Gostaria de saber como poderemos ser ajudados mesmo á distância, o que devo fazer? Podem aconselhar-me? Obrigada e fiquem na Paz de Jesus

    ResponderExcluir
  34. Estou iniciando na umbanda e cada dia amo mais o q aprendo.. tenho um preto velho q me acompanha mas ainda não sei o nome, qdo preciso de seus conselhos como faço para chama lo? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  35. Olá, trabalho com o Pai cambinda, mais nunca acho uma história sobre ele ou algo do tipo, nem mesmo pontos, e vejo que são poucas pessoas que trabalham vom ele, então gostaria de saber se vocês poderiam me passar mais informações sobre o pai cambinda e sua história...

    ResponderExcluir
  36. Olá! Adorei o seu blogs. Muito esclarecedor. Gostaria de saber mais sobre a preta velha tia Maria do Cruzeiro das Almas. Tem algum local que eu poderia ler mais sobre ela? Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Sou o Robson,trabalho como restaurador e escultor de imagem,muitas pessoas querem ter sua imagem e não consegue nas lojas,eu posso faze-la através do relato ou sonho dá pessoa.sou de Itaboraí meu email é gomesrobsonn@outlook.com. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  38. Eu Estive muito tempo em uma casa de santo mais hove uma trajedia pois o meu pai de santo veio a falecer mais depois deste a acontecido nunca mais eu Estive em outro barraco é né eu sei porque eu gostaria de uma resposta ci for possível MT obrigado

    ResponderExcluir
  39. Gostaria de saber qual entidade usa um cachimbo preto com dois chifrinhos vermelhos

    ResponderExcluir
  40. Salve
    Gostaria de uma imagem e se possível,mais informações sobre Pai Fabrício do Congo...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  41. Gostei muito saber sobre nossos antepassados que nos ajudam a subir na escada evolutiva e chegar ate Deus Axe

    ResponderExcluir
  42. Gostei muito de aprender com nossos antepassados e poder subir mais degrau da nossa escada evolutiva chegando ate JESUS AXE

    ResponderExcluir
  43. Vovó Anastásia vem na linha da oxum

    ResponderExcluir
  44. Olá, Recebo minha preta velha com o nome de Maria das Dores, mas não acho nada sobre ela...sou medium em desenvolvimento e não é sempre que consigo firmar ela, geralmente ela vem de passagem para fazee a limpeza então não sei muito sobre ela, alguém sabe sobre?

    ResponderExcluir
  45. Eu queria saber quando eu rezo para vovó Maria do Congo eu sinto uma sensação estranha será ela recebeu as minhas preces



    ResponderExcluir
  46. Eu estou em desenvolvimento, e estou incorporando uma vovó que arrasta da perna esquerda.
    Vocês sabem de quem se trata.

    ResponderExcluir
  47. Adorei o texto, obrigado por contribuir pela expansão de conhecimento sobre as Religiões de Matrizes Africanas, vale lembrar que os preto(a)s velho(a)s também são cultuados na Jurema Sagrada, meus kalofés a os mais velhos!

    ResponderExcluir
  48. hola gostaria de saber um pouco sobre Tia Maria da Bahia ... se puder me falar ou me indicar sites q falam agradeço

    ResponderExcluir
  49. Olá gostaria de saber qual linha vem Tia Maria do Rosário

    ResponderExcluir
  50. olá, bom dia! meu nome é Janaina e gostaria e saber os nomes dos Vovôs, pais e tios do congo, poderia me dar uma luz ?

    ResponderExcluir
  51. gostaria de saber a historia de vovó maria de male.
    vocês podem me ajudar .Desde ja agradeço .

    ResponderExcluir
  52. Gostaria de saber se alguém conhece VOVÔ CHICO e VOVÓ PRETA?

    ResponderExcluir
  53. Gostaria de saber mais sobre a vovó Maria cambina das cachoeiras.

    ResponderExcluir
  54. Bom dia adorei tudo que li.e gostaria de saber se tem algum preto velho com o nome de Marcelino, obrigada

    ResponderExcluir
  55. Olá gostaria de saber se a vovó Benedita de Angola é da linha de Mãe Oxum?

    ResponderExcluir
  56. Olá sou anciã no candomblé, gostaria de saber sobre a história da preta velha Vovó Catarina.

    ResponderExcluir