ELEGBARA
É um Vodun (Orixá) originário de Dahomé e migou para o haiti sendo o seu culto desconhecido no Brasil.
Segundo a Mitologia, é o filho mais novo e preferido da deusa Mawu (Odudua). Conhece todos os idiomas e sabe tudo que se passa na vida da humanidade. Seu assentamento fica na entrada das casas, tem a função de guardião e de levar informações do que se passa na Terra. Seus iniciados são os " Legbasi ". Seu culto é facilmente encontrado em todos os templos, pois é ele que abre o caminho para outros Voduns atuarem. É o guardião dos templos, casas e aldeias.
Legbá é a energia divina mediadora das comunicações; representa o principio espiritual da conexão e das trocas o mestre dos caminhos e das encruzilhadas. Conhece a linguagem do todos os deuses e dos humanos, por isso é quem abre o ritual comunicando-se com os outros deuses do panteão Ewé-Fon.
Ele é capaz de fazer conexão entre os humanos e as coisas divinas. É também considerada o principio vital, o inicio da atividade de procriação. É o único que conhece a linguagem sagrada de Mawu-Liza, o Vodun Supremo. Todas as preces e sacrifícios aos Voduns são encaminhados por Legbá.
Somente ele é capaz de abrir os Portões Sagrados, levando as orações, os agradecimentos, pedidos e oferendas. A ela também é atribuído o dom da palavra e da comunicação. Sua representação é um montículo de terra colocado no meio das praças de mercado coberto de muitas rodilhas de dezan (palmas verdes e desfiadas de dendezeiro, onde os comerciantes fazem oferendas).
• Ervas de Legbá : Odun-dun = Folha da costa
Teté = Bredo (sem espeinhos)
Orim-rim = Alfavaquinha
Inã = Cansanção branco de leite
Folha de dendezeiro verde
• Características : Tridente ---> representa os vários caminhos
Saudação ---> Laroyè ! Legba Vodunci !
Dia da semana ---> Sábado
Odu ---> 1 Okaran e 11 Owarin
Cores ---> Preta e vermelho
Elemento ---> Fogo e Terra
Reino Vegetal ---> Ervas
Reino Mineral ---> Laterita
Reino Animal ---> Cobra e cachorro
Sincretismo ---> Lilith (lua negra)
Dia do ano ---> 13 de Junho e 16 de Outubro
• Lenda :
Conta a lenda que Legba, osetimo filho do casal divino Mawu-lissa, foi muito mimado e não quiz sair de perto dos pais, permanencendo sempre acocorado a seus pés.
A cada vodum, Mawu ensinou uma linguá diferente, que deveria ser usada em seus próprios dominios e Djó um de seus irmãos ficou encarregado de ensinar a linguagem dos homens, mas todos se esquecerem como falar a linguagem de Mawu, com exceção de Legba, que nunca se separou de seus genitores.
Assim, todos os voduns e toda a humanidade teria que recorrer a legba para se comunicar com Mawu. Legba passou assim a estar em toda parte, para levar e trazer mensagens dos seres criados à Criadora, já que podia falar todas as linguas e assim ser entendido por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário