Musica Oxóssi

             Pra animar o dia recebendo o Axé de Oxóssi, Rei das Matas !




Oxóssi, filho de Iemanjá 
Divindade do clã de Ogum 
É Ibualama, é Inlé 
Que Oxum levou no rio 
E nasceu Logunedé!
Sua natureza é da lua 
Na lua Oxóssi é Odé Odé-Odé, Odé-Odé 
Rei de Keto Caboclo da mata Odé-Odé. 
Quinta-feira é seu ossé 
Axoxó, feijão preto, camarão e amendoim 

Azul e verde, suas cores 
Calça branca rendada 
Saia curta estampada 
Ojá e couraça prateada 
Na mão ofá, iluquerê 
Okê okê, okê arô, okê . 
A jurema é a árvore sagrada 
Okê arô, Oxóssi, okê okê 
Na Bahia é São Jorge 
No Rio, São Sebastião 
Oxóssi é quem manda 
Na banda do meu coração



Defumação - Descarrego e Lustral

             


              Os lares e os locais de trabalho, são fácies alvos de espíritos sem luz, porque se “alimentam” dos pensamentos e atos negativos que sempre ocorrem onde há grupos de pessoas. Eles penetram nesses ambientes e espalham fluídos negativos, prejudicando assim, o desenvolvimento material e espiritual dos que habitam ou trabalham nesses locais.
              E por esse motivo, no sincretismo da Umbanda, dizemos que Deus (Olorum) entregou a Ossain as ervas que, seriam usadas para destruir tais fluídos e expulsar estas entidades.

Existem dois tipos de defumação; a defumação de descarrego e defumação de lustral.

Defumação de descarrego : Serve para afastar seres do baixo astral, e dissipar larvas astrais que impregnam qualquer ambiente, tornando-o pesado e de difícil convivência para as pessoas que nele habitam.

Defumação lustral : Além de afastar alguns resquícios que por ventura tenham ficado depois da defumação de descarrego, ela atrai para estes ambientes, correntes positivas, que se encarregarão de abrir seus caminhos. 

 ERVAS QUE DEVERÃO SER USADAS NA DEFUMAÇÃO DE DESCARREGO

Palha de alho – Afasta maus espíritos
Arruda – Corta correntes negativas
Bambu (folha) – Afasta espíritos vampiros
Benjoim – Destrói as larvas astrais
Canela – Destrói as larvas astrais
Incenso – Destrói as larvas astrais

• ERVAS QUE DEVERÃO SER USADAS DA DEFUMAÇÃO LUSTRAL

Alfazema – Limpa e purifica o ambiente
Eucalipto – Atrai a corrente positiva de Oxóssi
Colônia – Atrai fluidos benéficos
Louro (folha) Atrai a corrente de Caboclo e a fortuna
Cana-de-açúcar – (palha) Atrai melhores condições.

--> COMO DEFUMAR E DESCARREGAR SUA RESIDÊNCIA E O SEU LOCAL DE TRABALHO:

              As vezes sentimos que o nosso lar e o nosso local de trabalho, esta com um ar pesado, inúmeras brigas e discussões acontecem a toda hora, nada dá certo, uma impaciência toma conta, do nosso ser.
              O ar está carregado com partículas de fluídos negativos que aos poucos vai envolvendo cada um, e tornando as coisas mais difíceis.
              Estes fluídos negativos são trazidos por espíritos sem luz que se “alimentam” do nosso sofrimento. São seres dignos de piedade e de muita prece, muitos não têm consciência do mal que estão causando, outros agem por puro prazer.
              Para afastar estas entidades do nosso convívio, teremos primeiro que mudar em atos, gestos e pensamento, afastando de nossas mentes aquela corrente que nos liga a estes seres.
             O descarrego destrói as larvas astrais, limpando o ambiente das impurezas, facilitando assim a penetração de fluídos positivos.
              Varra a casa ou o local de trabalho, acenda uma vela para o seu anjo de guarda, depois acenda um braseiro e coloque dentro três tipos diferentes de incenso. Comece a defumar o local de dentro pra fora, esta defumação chama-se descarrego.

DEFUMAÇÃO LUSTRAL

                Esta defumação serve para aproximar as correntes positivas que emanam dos Orixás. Elas trazem o progresso, e abrem os caminhos. Mas, para que isto aconteça, procure estar sempre com a mente positiva.
                Acenda uma vela para o seu anjo de guarda, espalhe incensos pelo local, e comece a defumar sua casa ou o seu local de trabalho, de dentro pra fora.
                Não esqueça que a defumação lustral poderá ser feita depois do descarrego.

*Quando você terminar a defumação, procurar tomar um banho de ervas e/ou de sal grosso. Também é recomendável o uso de Sabão da Costa.

"Defuma com as ervas da Jurema"

A defumação é o ponto de desligamento com o "mundo material" e com as energias "pesadas" que carregamos em nosso dia a dia. O fogo, as ervas, o cheiro e a fumaça são elementos mágicos, que junto transformam nossos pensamentos, atos e energias em apenas um caminho : A CARIDADE .

Salve a Defumação !











                      ENTÃO MÃOS A OBRA, BOA LIMPEZA E MUITO AXÉ !!!


ExpoReligião no Rio de Janeiro

Olá queridos leitores !

Quero convidar vocês a participarem da ExpoReligião :D
                  dias 26, 27 e 28 de Julho
                  das 10h as 22h
                  na Quadra do Império Serrano em Madureira.

Ingressos no site Ingresso Fácil e na bilheteria da Estação da Leopoldina (nos dias do Evento).
https://pagseguro.uol.com.br/checkout/nc/cart.jhtml?s=1a6bcb425fca0095d60a48363b2ed39fed9990849cd9eb66ea4e49e3d32eb0ee55ec74a7ace332f2#rmcl

















O evento terá produtos e serviços das áreas : Artigos religiosos, Esotéricos, Filosofias Orientais, Terapias Holísticas, Literatura religiosa, etc...

Para mais informações, acessem : 
http://exporeligiao.com.br/apresentacao_expo_religiao_rj.htm

                                          

Santo Antônio - Orações e simpatias

Santo Antônio


                 (nasceu a 15/08/1195 em Lisboa, faleceu a 13/06/1231 em Pádua)

Santo casamenteiro e padroeiro dos namorados. É igualmente o protetor dos feirantes

Santo Antônio, o “Santo Casamenteiro”, é reverenciado no dia 13 de Junho, e a ele são dedicadas a maioria das simpatias realizadas nesse mês.

Lenda de Santo António:

Duas moças não tinham dinheiro para o dote, e portanto não arranjaram marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a  encontrarem marido.

Relação com a Umbanda :

Na Umbanda também é comemorado o dia de Santo Antônio, com as giras e consultas com Exús. A relação está em que, na maioria das vezes, são os Exús e Pomba-giras que resolvem casos relacionados ao amor, gerando assim, uma grande semalhança com o Santo. E desde então, Santo Antônio se tornou uma espécie de guardião/ padroeiro da falange de Exús.

SIMPATIAS DE SANTO ANTÔNIO:   para arranjar namorado.

-  Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o colocara de pé só quando tiver arranjado namorado.

  - Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará na geladeira, e se demorar, que irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.

  - Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.

  - Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz." Você pode ainda acender uma vela rosa de qualquer tamanho em um pires com mel e pedir a Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.

  - Precisará de: 3 três penas de qualquer passarinho,3 pétalas de rosas, de qualquer cor, 1 medalha de Santo Antônio
No dia de Santo Antônio: embrulhe tudo num paninho branco e leve o consigo no bolso. Ao trocar de roupa, também troque o embrulhinho de bolso. Faça isso por 10 dias e depois jogue num gramado as penas e as pétalas, mas conserve o a medalha em algum lugar entre suas coisas. 

6°  - Pegue em 7 rosas e coloque-as num vaso bonito. Enquanto faz isso reze para Santo Antônio. Depois que elas secarem, leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.

7°  - Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no relento, na véspera do dia de Santo Antônio, peça tudo o que deseja a nível de realização afetiva tipo (felicidade, harmonia, romantismo, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc...)  No dia seguinte, passar a água: nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.

8°  - No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para conquistar alguém de seu pensamento

Na noite do dia 12 de Junho, pegue uma vela branca nova e escreva na vela, com um palito de dente, o seu nome completo e o nome da pessoa em questão. Passe a vela no mel e depois acenda-a sobre um pires branco. Depois de alguns dias, essa pessoa especial virá ter com você.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para encontrar a alma gémea

Ponha a imagem do Santo Antônio debaixo de sua cama, durante três noites seguidas. Antes de dormir, imagine o seu corpo rodeado por uma luz rosada. Na manhã do quarto dia, prepare um banho de casca de maçã com uma colherada de mel (misturados em água). Conhecerá rapidamente uma pessoa especial.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para saber o nome do futuro marido 

  - No dia de Santo Antônio em uma festa junina coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira O primeiro nome que você ouvir alguém chamando ou gritando Será o nome do seu futuro marido.

2°  - Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a letra do nome do futuro amor.

3°  - Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o quem será o futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para saber o futuro marido é jovem ou mais velho 

1°  - Arranje um ramo de pimenteira. Feche os olhos e escolha uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de mais idade.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para se casar

1°  - Compre uma imagem de Santo Antônio feito de madeira de guiné, e no dia de Santo Antônio você separa o menino Jesus dele e peça:  " Santo Antônio, Santo Antoninho Faça .... ( fulano) se casar comigo que devolvo o teu menino."  Manter o menino jesus separado do Santo Antônio e só lhe devolver quando casar.

2°  - Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, á qual terá retirado o Menino Jesus. Aquando do casamento, pedir no altar para se casar com alguém, seja conhecido ou não. Assim que a graça for alcançada, deve voltar aquela igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

3°  - Quando ouvir tocar o sino de qualquer igreja, vá até lá, entre e faça um pedido a Santo António, o santo casamenteiro, para que lhe arranje um bom marido, amoroso e fiel.... Quando tiver o seu desejo atendido, volte à igreja para agradecer a Santo António.

  - No dia de Santo Antônio deve pegar um ramo de manjericão. Faça um chá com um pedaço do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e deixado na janela do quarto.

  - Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide deles com carinho e quando as flores nascerem, pegue uma e ofereça a Santo Antônio.

  - Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para se casar com o namorado

  - A pessoa deve amarrar um fio do seu cabelo a um fio do seu namorado. Esses 2 fios amarrados devem ser colocados aos pés do santo, que resolverá a questão.

  - Precisará de: 1 lenço dele, 1 lenço seu.
Peça um lenço ao seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com ele. Depois guarde o lenço dele com o seu lenço, atados por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante 3 dias. Depois deste tempo desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Quanto ao seu lenço deixe-o  na igreja aos pés de santo Antônio.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para se casar com quem deseja

Pegue um pedaço de papel branco e coloque-o sobre um prato. Desenhe um coração do tamanho do fundo do prato. Depois, recorte o desenho. Nas 3 primeiras linhas escreva o nome do homem que você quer. Nas 3 linhas seguintes escreva o seu. Coloque o desenho do coração no fundo do prato, derrame um pouco de mel sobre ele, bem como algumas pétalas de rosa branca. Acenda uma vela branca no meio do prato, deixando-a queimar totalmente. Quando a vela acabar de queimar, firme o pensamento no homem desejado. Reze a Oração de Santo Antônio. Guarde o prato por sete dias. Depois, lave as pétalas e coloque-as na igreja do Santo. O prato com o coração deve ser deixado num jardim.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para se casar ou apressar o casamento

Precisará de: 1 bolo pequeno; 3 velas com a figura de Santo Antônio; 1 essência flor de laranjeira (flor tradicional dos casamentos).
 No dia 13 de Junho de manhã, tome um banho com a essência de flor de laranjeira. Acenda as 3 velas de Santo Antônio. Corte o bolo e reserve o primeiro pedaço, e seguidamente distribua o bolo para 3 mulheres casadas. O primeiro pedaço do bolo deverá ser colocado na porta de uma igreja que realize casamentos.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: Para ser pedida em casamento

Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após esse prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo, depois acenda uma vela de sete dias.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para saber se o casamento está próximo

  - No dia 12 de Junho á meia-noite, quebre um ovo dentro de um copo com água e coloque-o no sereno. No dia seguinte, veja e interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

  - Para descobrir se falta muitos anos para casar, no dia 12 de Junho á meia-noite (na véspera do dia de Santo António) amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. O fio com a aliança funcionará como um pêndulo.
Pergunte, então a Santo António, quantos anos faltam para você se casar. O número de batidas no copo, informa quantos anos ainda faltam para o grande dia.

  - No dia de Santo António, a 13 de Junho, coloque 2 agulhas iguaizinhas dentro de uma bacia com água, Com 2 colheres de açúcar. No dia seguinte veja com estão as agulhas. Se estiverem juntas é porque o casamento está próximo.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: Para saber se irá casar-se

Na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e, à meia noite, coloque água dentro. Quebre um ovo galado dentro do copo, não arrebentando a gema. Deixe ao relento toda a noite. No outro dia, antes do sol nascer, pegue no copo e observe-o. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: Para o casamento trazer felicidade.

Se você está para casar, faça o seguinte se quiser encontrar felicidade nas núpcias: um dia antes das bodas, faça uma oração fervorosa para Santo Antônio a Nossa Senhora da Conceição, pedindo que essas divindades lhe deem muita felicidade na vida de casada(o).

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para o amor voltar

  - Amarre 7 fitas coloridas numa estatua de Sto. Antônio, guarde-a no seu guarda-roupa, de cabeça para baixo. Prometa que quando tudo estiver bem, você liberta o Santo.

  - Escreva num pedaço de papel vermelho o nome da pessoa que você ama e quer que volte. Pegue uma foto dessa pessoa e cole-a no papel. Enrole o papel com a foto colada e amarre-o com uma fita vermelha.
Num vaso transparente, coloque meio litro de água benta e sete botões de rosa vermelha. Vá até uma igreja que tenha a imagem de Santo Antônio, coloque o vaso no altar.
Em sua casa, acenda sete velas brancas, perto do seu papel enrolado e amarado com a fita vermelha, ofereça-as ao Santo António e peça-lhe a volta do seu amor.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para os casais fazerem as pazes

Basta um cravo e uma rosa. Amarre juntos os 2 talos das flores com uma fita verde. Dê 13 nós na fita. Enquanto estiver a dar os nós pense em Santo António, e peça-lhe para vos unir em amor, como os talos das flores.

SIMPATIA DE SANTO ANTÔNIO: para nunca perder a pessoa amada

Pegue numa fotografia sua e numa da pessoa amada, de preferência de corpo inteiro, passe cola nas faces das duas e coloque-as uma de frente para a outra, enrolando um retrós de linha vermelha, em cruz, até o final. Cole-as, em seguida, no verso do quadro com a imagem de Santo Antônio, colocando-o na parede do seu quarto, acima da cabeceira de sua cama.

Todas as manhãs, quando se levantar, e à noite, quando for se deitar, olhe para os olhos do Santo e mentalize seu amor e você, unidos para sempre pela influência de Santo Antônio.


                                    ORAÇÕES PRA SANTO ANTÔNIO 





























Agora é ter fé e acreditar que nosso querido Santo Antônio irá trazer o seu grande amor.
                                                     Boa sorte !!!

24 de Maio - Dia de Santa Sara Kali (história e orações)

                                         E finalmente chegou !!! 
O dia da nossa querida Santa Sara Kali, protetora do Povo Cigano !



             Hoje é dia de festa, de cor, de alegria ! Faça uma cesta de frutas bem bonita na sua casa, enfeite com flores bem coloridas, e faça seus pedidos aos Ciganos de Luz e sua protetora.
       OPTCHÁ !!!
        Arriba povo Cigano !

I - Oração a Santa Sara Kali

(antes de iniciar a oração, colocar uma garrafa com água potável)

SARAH, SARAH, SARAH! 
FOSTE ESCRAVA DE JOSÉ DE ARIMATEIA, NO MAR FOSTE ABANDONADA. TEUS MILAGRES NO MAR SE SUCEDERAM E COMO SANTA TE TORNASTE; À BEIRA DO MAR CHEGASTE E OS CIGANOS TE ACOLHERAM.

(faça o seu pedido)

SARAH, RAINHA, MÃE DOS CIGANOS, TU OS AJUDASTES E ELES TE CONSAGRARAM COMO SUA PROTETORA E MÃE VINDA DAS ÁGUAS

SARAH, MÃE DOS AFLITOS, A TI IMPLORO PROTEÇÃO PARA O MEU CORPO, LUZ PARA OS MEUS OLHOS ENXERGAREM ATÉ NO ESCURO, LUZ PARA O MEU ESPÍRITO.

(peça por sua vidência)

E AMOR PARA TODOS OS IRMÃOS DE TODAS AS RAÇAS. AOS PÉS DE MARIA SANTÍSSIMA, TU SARAH, ME COLOCARÁS, E A TODOS AQUELES QUE ME CERCAM, PARA QUE POSSAMOS VENCER AS AGRURAS QUE A TERRA NOS IMPÕEM.

SARAH, SARAH, SARAH! 
NÃO SENTIREI DORES NEM TEMORES; ESPÍRITOS PERDIDOS NÃO ME ENCONTRARÃO; E A TODOS OS QUE ME DESEJAM O MAL, TU COM AS ÁGUAS ME FARÁS VENCER.

(tomar três goles de água, pedindo o que desejares)

SARAH, SARAH, SARAH! 
NÃO SENTIREI DORES NEM TEMORES; COMO AS CARAVANAS PASSAM, NO MEU INTERIOR TUDO PASSARÁ. A UNIÃO COMIGO FICARÁ, TEUS ENSINAMENTOS DEIXARÁS, E SENTIREI O PERFUME DAS CARAVANAS QUE PASSAM, DEIXANDO RASTROS DE ALEGRIA E FELICIDADE.

AMAI-NOS, SARAH, PARA QUE POSSAMOS AJUDAR A TODOS QUE NOS PROCUREM. 
AJUDADO(A) PELOS PODERES DE NOSSOS IRMÃOS CIGANOS, SEREI ALEGRE E COMPREENSIVA COM OS QUE ME CERCAM.

CORRE NO CÉU, CORRE NA TERRA, CORRE NO MUNDO; E, SARAH, SARAH, SARAH, SEMPRE NA MINHA FRENTE ESTARÁS.

ASSIM COMO OS CIGANOS PEDEM: “SARAH, FIQUES SEMPRE NA MINHA FRENTE, SEMPRE ATRÁS DE MIM, NO MEU LADO DIREITO E NO MEU LADO ESQUERDO”, E ASSIM DIZENDO SOMOS PROTEGIDOS COMO OS CIGANOS; E TU, SARAH, ME ENSINARÁS A CAMINHAR E A PERDOAR.

(rezar 3 Aves Maria: a primeira para Santa Sara; a segunda para os guias espirituais de luz; e a terceira para você, seguida de um pai nosso)

II –  Oração de Santa Sara Kali 

                  Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
                   Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
                   Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
                   Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.
                   Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
                   Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento.
                   Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.   
                   Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.

III - Oração de Santa Sara Kali 

                   Farol do meu caminho! Facho de Luz! Paz! Manto Protetor! Suave conforto. Amor! Hino de Alegria! Abertura dos meus caminhos! Harmonia! Livra-me dos cortes.
                   Afasta-me das perdas. Dai-me a sorte! Faz da minha vida um hino de alegria, e aos seus pés me coloco, minha Sara, minha Virgem Cigana.
                   Toma-me como oferenda e me faz de flor profana o mais puro lírio que orna e traz bons presságios à Tenda.
                   Salve! Salve! Salve!

                                               História de Santa Sara Kali

I –                   Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
                        Desesperadas as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Sara então retira seu lenço da cabeça, chama por Jesus Cristo e promete que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
                        Milagrosamente, a barca sem rumo, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França. Sara cumpriu a sua promessa até o final de seus dias.


                    ♦   Suas histórias e milagres a fez Padroeira Universal do povo cigano, sendo festejada todos os anos no dia 24 de maio. Segundo o livro escrito pela cigana Miriam Stanescon, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali, a tradição de toda a mulher cigana casada, usar um lenço, tornando a peça mais importante do seu vestuário, tanto que quando se quer presentear uma cigana com o mais belo presente, se diz:- “Te darei um lindo lenco”.


                        Além de trazer saúde, prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajuda-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos, faziam promessas, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mér, fariam uma noite de vigília e depositariam aos seus pés como oferenda, um lenço, o mais bonito que encontrassem. Lá existem centenas de lenços, como prova que muitas mulheres receberam essa graça.
                         Para a mulher cigana, o milagre mais importante da vida, é o da fertilidade. Quanto mais filhos tiver, é considerada pelo seu povo, uma mulher dotada de sorte.
                         A pior praga para uma mulher cigana é desejar que ela não tenha filhos. Talvez seja esse o  motivo das mulheres terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para a fertilidade.


II -                   Uma outra lenda diz, que Sara Kali, as três Marias e José de Arimatéia, teriam fugido numa pequena barca, transportando o Santo Graal (o cálice sagrado), que seria levado para um mosteiro da antiga Bretanha.
                         A barca teria perdido o rumo durante o trajeto e atracado no porto de Camargue, às margem do Mediterrâneo, que ficou conhecido como Saintes-Maries-de-La-Mer, transformado num grande local de concentração cigana.
                         O seu dia é comemorado e reverenciado através de uma longa noite de vigília e oração pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com candeias de luzes azuis, flores e vestes coloridas, muita música e muita dança. Cujo simbolismo religioso representa o processo de purificação e renovação da natureza e do eterno “retorno dos tempos”






Dia 22 de Maio - Santa Rita de Cássia


                  Em Comemoração ao dia de Santa Rita de Cássia (22 de Maio), venho compartilhar três lindas orações a essa santa dos casos impossíveis e desesperados.
                       

I - Oração a Santa Rita

Para obter graças nos negócios difíceis
Excelsa protetora, ó gloriosa Santa Rita de Cássia, remédio para todas as aflições.
Baixai sobre os meus padecimentos o vosso olhar pleno de misericórdia! Em honra do Sacratíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em memória do espinho que tivestes na fronte e da chaga que nela pacientemente sofrestes, com o mais humilde recolhimento rogo-vos interceder por mim junto de vosso Divino Esposo, para que me seja dada a graça que nesta angústia vos imploro.
(Aqui cada um pedirá o que desejar alcançar, que deve ser sempre coisa que convenha à gloria de Deus e à salvação de sua alma.)
Milagrosa Santa Rita de Cássia, rogai por mim, favorecei minha súplica, vós que resolveis todas as dificuldades, que sois a santa "advogada dos impossíveis", que por vossas sublimes virtudes tudo conseguis em nosso benefício; descei um olhar generoso a esta aflita criatura que recorre vossa piedade.
Ajudai-me, patrocinai minha causa: daí-me remédio e amparo nas minhas aflições; socorrei-me e defendei-me em todos os perigos da alma e do corpo! Amem.

-- Reza-se, em seguida com toda humildade e devoção 22 Ave-Marias correspondentes às 22 contas do rosário de Santa Rita. As primeiras 3 em reverência as 3 disciplinas diárias da Santa; 4 em memória dos 4 anos em que foi milagrosamente sustentada com o Santíssimo Sacramento; 15, lembrando os 15 anos em que sofreu o espinho na testa. –

Santa Rita de Cássia, rogai por nós.

II - Oração á Santa Rita

Ò poderosa e gloriosa Santa Rita, eis a vossos pés um alma
desamparada que, necessitando de auxílio, a vós recorre com
a doce esperança de ser atendida por vós que tendes o
incomparável título de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E
DESESPERADOS.


Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto
a Deus para que me conceda a graça de que tanto necessito
(dizer a graça que deseja).
Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser
atendido. Se houver em mim algum obstáculo que me impeça
de obter a graça que imploro, auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido em vosso preciosos méritos e
apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus, em união com a
vossa prece.

Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança; por
vosso intermédio, espero tranquilamente a graça que vos peço.
Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.


III – Oração a Santa Rita

Sob o peso e nas angustias da dor recorro a vós a quem todos chamam a
Santa dos impossíveis, com toda Fé esperando vosso pronto socorro.
Livrai meu pobre coração das angústias que por toda a parte o oprimem; e
restitui a calma a este espírito que geme sob o peso das atribulações.
Já que são inúteis todos os meios para trazer-me alivio, ponho toda a minha
confiança em vós, que fostes escolhida por Deus como advogada nos casos
desesperados.
Óh admirável esposa do Crucificado.
intercedei agora e sempre pelas minhas necessidades.

-- rezar 3 Pai-nossos, 3 Ave Marias e 3 Glórias. --


O que pedir aos Orixas e entidades

Tudo o que eu quero dos seres espirituais que sempre nos protegem....



























A Bíblia do Umbandista : Por um Exú




                 Meus irmãos eu vou relatar um pensamento, que me foi apresentado, de um Guia, em uma gira de Exu-Velho, e sinceramente, eu fiquei impressionado com a sabedoria deste Exu-Velho, no final do relato eu conto quem foi o Sr. Da Luz.
                 Certo dia estava conversando com um conhecido de outra religião (totalmente oposta aos nossos conceitos) e acabamos entrando em uma discussão sobre livros e claro que o questionamento inevitável foi feito:

- Porque a sua religião não tem uma Bíblia? 

                O Silêncio o tomou conta de nosso diálogo por um pequeno instante. Expliquei que temos vários livros que contam a história de nossa religião, procedimentos, condutas, fatos que são relatados, etc. Mas confesso que de início concordei com a observação do questionador. 
                Bom, continuamos com a nossa conversa, mas aquilo ficou martelando em minha cabeça, por alguns dias, até a chegada da Luz de irmão e amigo Exu-Velho. 
                É chegado o dia da Gira de Exu-Velho, os sábios Tatás que recebemos em nossa Sagrada Umbanda, e posso dizer a vocês de coração, realmente que sabedoria eles possuem.
                Todos os preparativos prontos, então nós iniciamos, defumação sendo passada, pontos cantados, energia circulando, trabalho aberto, assistência pronta para atendimento e o meu amigo e irmão, que tenho um respeito enorme, chega ao terreiro para os trabalhos e atendimentos. 
                Os atendimentos são iniciados, os passes de limpeza, de cura, de incentivo etc. e a dúvida martelando em minha mente, até que uma voz meio idosa que saía do fundo da alma no meio do vazio dizia-me:

- Sossega “burro novo”, acalme-se que depois nos conversamos, temos muito trabalho pela frente.

                Acatei os conselhos do Sr. e concentrei-me no trabalho. 
                Após os atendimentos é chegada à hora dos esclarecimentos. 

                Então o Sr. Exu-Velho com toda a sua Divina sabedoria dá a sua palavra para este “burro novo” (é assim que sou chamado por ele):

- O “burro novo”, quando lhe perguntarem “Qual é a sua Bíblia?” você calmamente sorri e responde:

- A minha Bíblia é  imensa e chama-se Natureza, uma única e verdadeira obra, feita pelas mãos do grande Criador do Universo, onde seus capítulos e versículos são:

A Cachoeira

O Lago

O Mar

A Mata

O Céu

A Pedreira

O Caminho

O Fogo

A Terra

A Chuva

O Vento

O Dia

A Noite

A Vida

A Morte 

                  Onde tudo que precisamos saber está escrito nela, e já faz um bom tempo que foi escrito, antes mesmo de aparecer à nossa escrita. E que tudo isso é obra do Divino Criador do Universo, onde devemos o devido respeito. Ela é a nossa Bíblia, ela é Bíblia do Umbandista. 
                  Por estas poucas, e sábias, palavras eu agradeço ao Sr. Exu-Velho, pelo conhecimento passado a este “burro novo”.  





Sr. Tatá Caveira.


13 de Maio - Dia dos Pretos Velhos (oração)

                                   
                                 Salve os Pretos Velhos !

            Louvados sejam todos os pretos velhos. Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria. Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição. A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me pois encontro-me em aflição. Concedam-me, meus bondosos pretos velhos, a graça de (pede-se a graça que deseja alcançar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.
             Dai-me meus pretos velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade. Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas. Tenham piedade de nós.
                                   Assim seja, Amém.


 



Vale lembrar :
No dia 13 de maio é comemorado o dia dos Pretos Velhos na Umbanda por ser a mesma data da Abolição da escravatura. Ou seja, nesse dia na umbanda comemoramos a libertação de nossos amados vovôs e vovós que tanto nos ajudam.