Orixá Yemanjá - Características, fundamentos, ervas, lenda
YEMANJÁ
Yemanjá = Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes
O cristal representa seu poder genitor e sua interioridade (filhos contidos em si mesma). representa a gestação e a procriação. Em alguns mitos, considera-se mulher de Orányan (descendente e fundador de Oyó) de quem ela concebeu Sango.
A mãe dos Orixás, esposa de Orinsánla. No Brasil é a deus do mar, da água salgada, enquanto na Nigéria, a deusa de um rio, e Orixá Egbá, onde existe o rio Yemoja. Também a deusa do encontro das águas do rio e do mar. a mais antiga é Iyá Sagba, que quer dizer, a Mãe que passeia sobre as ondas.
Segundo algumas fontes : Orixá dos rios e correntes, especialmente do Rio Ogún, na África, seria filha de Obatalá e Oduduwá, casada com Oranyian, fundador mítico de Oyó, teria sido esposa de Aganjú, e com ele teve um filho, Orúngan, que a violou e dela são descendentes outros 15 Orixás : Dadá, Sango, Ogum, Olokun, Olosá, Iansã, Oxum, Obá, Oko, Oke, Saponan, Orun (Sol) e Osupá (Lua), Ososo e Aje Salunga (Orixá da riqueza). Seus diversos nomes são relativos aos diferentes lugares profundos (ibú) do rio.
• Fundamentos : Yemanjá Ogunte ---> fundamento com Ogum e Exú
Yemanjá Saba ---> fundamento com Oxalufã e Exú (é a fiadeira de Orunmilá)
Yemanjá Sesu/ Susure ---> respeitável mensageira de Olokun
Yemanjá Tuman/ Ayun/ Iewa
Yemanjá Ataramogba/ Iyáku ---> (vive na espuma da ressaca da maré)
Iya Masemake/ Iamasse ---> (mãe de Xangô
Awoyó/ Iemowo ---> (a mais velha de todas, esposa de Oxalá)
• Características : Saudação ---> Odoyiá = Mãe do rio
Odófé Ayágba = Amada Senhora do Rio
Símbolos ---> Abébé (leque) em metal branco com figuras de peixe ou sereia
Dia da semana ---> Sábado
Dia do ano ---> 2 de Fevereiro (RJ) e 15 de Agosto (BH)
Sincretismo ---> Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das
Candeias e Nossa Senhora dos Navegantes
Frutas ---> uva moscatel, pera, etc
Flores ---> Palmas e rosas branca e todas as flores brancas
Reino Animal ---> Cisne, pata, gaivota, coral branco
Reino Mineral ---> Prata, platina, cristal de quartzo branco e rosa, pedra
branca marinha
Odu principal ---> Ossá (nove)
Cores ---> Azul claro, branco e azul; rosa claro
Armas ---> Adaga prateada (Iemanjá Ogunté)
Kisilas ---> Roupas pretas e as vezes frutos do mar, poeira, carvão, azeite
de dendê, pimenta, etc
Cristais ---> Cristal de quartzo branco e rosa, pedra branca marinha
e água marinha
• Ervas : Teté = Bredo sem espinhos
Orim-rim = Alfavaquinha
Odum-dum = folha da costa
Efim = malva branca
Omin-ojú = golfo branco
Jacomijé = jarrinha
Ibin = folha de bicho
Já = capeba
Obaya = Beti cheiroso
Iróko = Folha de loko
Tinin = Folha de neve branca, cana do brejo
Ereximominpala = golfo de baronesa
Teterégún = Canela de macaco
Monan = Parietária
Jamim = Cajá
Obô = rama de leite
• Lenda :
Olodumare fez o mundo e repartiu entre os Orixás vário poderes, dando a cada um reino para cuidar.
A Exú deu o poder da comunicação e a posse das encruzilhadas. A Ogum, o poder de forjar os utensílios para agricultura e o domínio de todos os caminhos. A Oxóssi, o poder sobre a caça e a fartura. A Obaluaê, o poder de controlar as doenças de pele. Oxumarê, seria o arco-iris, embelezaria a Terra e comandaria a chuva, trazendo sorte aos agricultores. Xangô recebeu o poder da justiça e sobre os trovões. Oyá / Iansã reinaria sobre os mortos e teria poder sobre os raios. Ewá controlaria a subida dos mortos para o orum, bem como reinaria sobre os cemitérios. Oxum seria a divindade da beleza, da fertilidade das mulheres e de todas as riquezas materiais da Terra, bem como teria o poder de reinar sobre os sentimentos de amor e ódio. Nanã recebeu a dádiva, por sua idade avançada, de ser a pura sabedoria dos mais velhos, além de ser o final de todos os mortais, nas profundezas de sua terra, os corpos dos mortos seriam recebidos. além disso, do seu reino sairia a lama da qual Oxalá modelaria os mortais, pois Odudua já havia criado o mundo. Todo o processo de criação terminou com o poder de Oxaguiã que inventou a cultura material.
Para Yemanjá, Olodumare destinou os cuidados da casa de oxalá, assim como a criação dos filhos e de todos os afazeres domésticos.
Iemanjá trabalhava e reclamava de sua condição de menos favorecida, afinal, todos os outros deuses recebiam oferendas e homenagens e ela, vivia como escrava.
Durante muito tempo Yemanjá reclamou dessa condição e tanto falou
Anônimo
Dizer 'não' à intolerãncia religiosa é uma forma de amar ao próximo. Boas e más pessoas existem em todos os lugares do planeta, assim como bons e maus religiosos. Não existe uma religião melhor do que a outra. Nós é que precisamos ser bons dentro da religião que escolhemos. A religião pode ser um caminho, mas não nossos passos: Isto depende de nós. Nós é que devemos caminhar com nossas próprias pernas. Como Deus, independentemente do credo ou religião é nosso Criador, não precisamos de intermediários, nem 'pagar pedágio' para falarmos com Ele. Deus não tem CNPJ nem passou procuração em Cartório para ninguém Representá-lo. Assim, o clero em geral, deve ser considerada como entidade filosófica, religiosa, corporativa da fé. Os ministros religiosos das diversas religiões têm o mérito especial de dedicação à sua missão de Fé e de promoverem cultos individuais e coletivos. A ligação com Deus é direta. Afinal, é Ele quem Dá e Retira nosso sopro de vida. A religião e os credos são apenas uma forma de expressão e de concentração de energia voltada ao progresso da humanidade. A própria Bíblia menciona o 'falar em línguas'... Portanto, ninguém é dono da verdade ou tem a palavra final. Cada religião, cada credo, tem sua 'palavra', e todos os adeptos devem se respeitar mutuamente. O aprendizado não emana somente do palestrar para a multidão, mas da sabedoria de saber ouvir o que cada um tem a dizer. Quem quer fazer o bem e professar o Verdadeiro Amor, não discrimina.
ResponderExcluirConcordo plenamente com tudo que foi dito :) . Realmente é triste o fato de existir tantas pessoas que usam a religião como um meio de se aproveitar de outras pessoas. Também concordo que as religiões só criam rupturas entre a sociedade, por isso quando perguntam minha religião, digo que sou tudo e mais um pouco. Eu gosto de aprender sobre todas as religiões, mais gostaria mais ainda que tudo fosse uma coisa só, pois todas as religiões tem conceitos bons e ruins. A devoção do cristão, a fé do evangélico, a auto análise do budista, a sabedoria de se relacionar com as pessoas do kardecista, a caridade do umbandista, e por ai vai... A vontade que tenho é de por tudo isso em uma panela e misturar. Tenho certeza que sairíamos ganhando muito mais...
ExcluirObrigado pela interação com o blog, seja sempre bem vindo, muito Axé !
Boa tarde, gostaria de um esclarecimento sou de Iansa,Iemanjá e Oxosse gostaria de saber o nome dela e o fundamento com esses dois orixas
ResponderExcluir