Teria sido o 3° Rei de Oyó, filho de Oranian e Torosi, irmão de Ogum e Obaluaiyé. Xangô cresceu no país de sua mãe, indo instalar-se mais tarde em Kóso (Kossô), onde os habitantes não o aceitaram pelo seu caráter violento e imperioso; mas ele conseguiu impor-se por sua força. em seguida, acompanhado pelo seu povo, dirigiu-se para Oyó, one estabeleceu um bairro que recebeu o nome de Kossô. Conservou, assim, seu titulo de Obá kóso, que com o passar do tempo, veio a fazer parte de seu Oríki.
Xangô é viril e atravido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores, razão de sobra para ser denominado deus da justiça. Os Édún Árá (pedras de raio - na verdade, pedras neolíticas em forma de machado), são consideradas emanações de Xangô, e são colocadas sobre um Odó (pilão de madeira esculpida - consagrada a Xangô). seu simbolo é Oxé (machado de duas lâminas).
Em sua dança, o alujá, Xangô brande orgulhosamente seu oxé e assim que a cadencia se acelera, ela faz um gesto de quem vai pegar num labá (sua bolsa) imaginário, as pedras de raio, elança-las sobre a terra.
• Características : Saudação ---> Kawó Kabiyésílé ! (venha ver o Rei descer sobre a Terra! )
Simbolos ---> Oxé = machado de duas laminas
Odó = pilão de madeira gameleira
Xere = espécie de chocalho que quando balança imita o barulho da chuva
Dia da semana ---> Quarta-feira
Sincretismo ---> São Jeronimo (RJ) / São Pedro / São João Batista
Elemento ---> Fogo
Reino Vegetal ---> Ervas, mamão, jambo, quiabo e flores vermelhas
Reino Animal ---> Cágado, carneiro, leão
Reino Mineral ---> Os édún árá (pedras de raio/ pedras neolíticas em forma
em forma de machado)
Cristal ---> Granada
Odu principal ---> 6 Obará e 12 Ejilasébora
Cores ---> Vermelho e branco
Armas ---> Machado de duas lâminas e édún árá (pedras)
Kisila (problemas) ---> Obi (representa a vida e Xangô [ e vidas Eguns] )
• Fundamentos : Badesi ---> fundamento com Yemanjá e Oxóssi
Afonjá ---> fundamento com Yemanjá e Iroko
Ogodo ---> fundamento com Oxum Caré
Koso ---> fundamento com Iansã (Oyá)
Aganju ---> fundamento com Iansã (Oyá), Oxalufã e Exú
Baru ---> fundamento com Omulú e Iansã (Oyá)
Alafin ---> todo Xangô é
Airá ---> fundamento com Oxaguiã
Abomi ---> fundamento com Oxum
Sobo ---> fundamento com Oyá Topé
• Ervas : Teté = Bredo sem espinhos
Orin-rin = Alfavaquinha
Odum-dum = Folha da costa
Jacomijé = Jarrinha
Bamba = Folha de mibamba
Alapá = folha de capitão
Pepê = folha de loko
Oicô = folha de caruru
Xerê-Obá = chocalho de Xangô
Oxé-Obá = Birreiro
Monan = Parietária
Aferé = Mutamba
Obô = Rama de leite
Odidi = Bico de papagaio
Obaya = Beti cheiroso (macho ou fêmea)
• Lendas :
1° - Quando Xangô pediu a Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com uma condição, de que ele levasse o pai dela, Oxalá, nas costas para que ele, já muito velho, pudesse assistir ao casamento. Xangô, muito esperto, prometeu que depois do casamento carregaria o pai dela no pescoço para o resto da vida; e os dois se casaram. Então, Xangô arranjou uma porção de contas vermelhas e outras contas brancas, e fez um colar com as duas misturas. Colocando-o no pescoço, foi dizer a Oxum " - Veja, eu já cumpri minha promessa. As contas vermelhas são minhas e as brancas de seu pai; agora eu o carrego no pescoço para sempre "
2° - Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres (Iansã, Oxum e Obá), muitos servos, exércitos, gado e riquezas. Certo dia, ele subiu num morro próximo, junto com Iansã, ele queria testar um feitiço que inventara para lançar raios muito fortes. Quando recitou a formula, ouvi-se uma série de estrondos e muitos e muitos raios riscaram o céu. Quando tudo se acalmou, Xangô olhou em direção a cidade e viu que seu palácio fora atingido. Ele e Iansã correram para lá e viram que não havia sobrado nada nem ninguém. Desesperado, xangô bateu com os pés no chão e afundou pela terra; Iansã o imitou. Oxum e obá viraram rios, e os 4 se tornaram Orixás.
que maravilha não pude conter as lagrimas sou feito raspado,catulado de xango que linda estoria obrigado por vc esistir que meu pai te te proteja ... kao kabecile
ResponderExcluirObrigado por prestigiar o blog :)
ExcluirSeja sempre bem vindo, e que a força e o equilíbrio de Xangô estejam contigo.
Muito Axé !!!
Ola meu nome é Nevair e adorei seu blog e ja coloquei nos favoritos ma stenho uma duvida que ate hoje não me explicaram e procuro uma resposta e quero ve rs evc pode ajudar.
ResponderExcluirSou filho de Xangô com ajuntó Iemanjá, tenho um pilão que esta comigo a masi de 20 anos e esta encostado e gostaria de saber como possoutilizar ele dentro de casa se posso usar como enfeite.
Meu email vsb_nevair@yahoo.com.br
Obrigado
amei a lenda do meu pai Xango..obrigado,fiquei emocionada
ResponderExcluirOlá Delma, eu que agradeço pela sua visita ao blog :)
ExcluirSeja sempre bem vinda.
Muito Axé !!